Últimas notícias

Heróis do Mar (1985)

Texto: NUNO GALOPIM

Single dos Heróis do Mar editado no verão de 1985 é o terceiro “episódio” numa série de canções pop com alma dançável, após os clássicos “Amor” e “Paixão”.

Em 1985 os Heróis do Mar eram já uma das referencias mais sólidas do panorama pop/rock nacional, com dois magníficos álbuns editados, ambos todavia longe de transformados em sucessos comerciais. O tempo faria de Heróis do Mar (1981) uma peça de absoluta importância na história do relacionamento da cultura pop portuguesa com a assimilações de ecos escutados nos pólos mais ativos da invenção pop/rock de então. E Mãe (1982) revelava uma evolução na continuidade (estética e temática), a passagem dos anos tendo valorizado este segundo álbum como uma peça de culto na discografia do grupo. Mais adiante o mini LP O Rapto (1984) mostrara sinais de derivação dos rumos da música para além dos que esses primeiros anos tinham mostrado.

A popularidade maior dos Heróis do Mar devia-se entretanto ao sucesso maior que tinham obtido com singles como Amor (1981) e Paixão (1982), que vincavam uma mais intensa exploração das dinâmicas da música de dança e tanto cativaram a rádio como tiveram resultados no mercado de singles.

Juntamente com faixas dos dois álbuns e do mini LP de 1984, essas duas canções tinham surgido em inícios de 1985 na antologia A Lenda dos Heróis do Mar 1981-1984, com capa de Jorge Colombo, que propunha um primeiro olhar panorâmico sobre a sua obra até então.

Mas chegados ao verão havia novidades. E, na linha dos singles de 1981 e 1983, entrava em cena Alegria, uma canção que voltava a revelar um trabalho intenso de teclas e da secção rítmica (como Paixão), mas que acrescentava maior músculo nas guitarras, como o tinham mostrado as canções d’O Rapto. Alegria surgia em single nos formatos de sete e doze polegadas, o primeiro juntando A Glória do Mundo no lado B, o segundo acrescentando ainda O Castelo de São Jorge.

Alegria não repetiu o impacte de Amor ou Paixão, mas com eles completa um trio de singles festivos que representa uma das faces mais interessantes da obra dos Heróis do Mar.

“Alegria”, Heróis do Mar
Single de 1985

Deixe um comentário