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Pelo espaço fora, com Valerian e Laureline (3)

Texto: NUNO GALOPIM

Quando se espera pela chegada ao cinema da adaptação assinada por Luc Besson, caminhamos aqui – pelo espaço e pelo tempo – entre as aventuras de Valerian e Laureline nascidas em pranchas de banda desenhada.

Com os universos de ficção nascidos na banda desenhada a representarem uma cada vez mais marcante presença nos ecrãs de cinema sabe bem ver que também o espaço da criação franco-belga (com tanta e tão importante presença na história da nona arte) também está ali representado. Se a incursão de Steve Spielberg e Peter Jackson pela obra de Hergé ainda espera um segundo episódio, já os gauleses criados por Goscinny e Uderzo somam uma filmografia expressiva (não necessariamente tão interessante quanto volumosa, é verdade). Em 2017 chegam ao cinema de imagem real as aventuras de Spirou e de Fantásio e também uma investida do cineasta Luc Besson (o mesmo de O Quinto Elemento) pelas histórias de ficção científica que Pierre Christin e Jean-Claude Mézières criaram em torno das figuras de Valérian e Laureline.

Valérian surgiu representado pela primeira vez em 1967 nas páginas da revista Pilote. Juntamente com Laureline fazem uma ágil dupla de agentes espácio-temporais de Galaxty, a capital de uma grande confederação galáctica no século XXVIII. A bordo de uma pequena nave de serviço que é dotada de tecnologia que lhes permite caminhar rapidamente no espaço e no tempo, os dois agentes caminham de mundo em mundo, contactando com civilizações (umas já identificadas, outras desconhecidas) e procurando resolver focos de conflito, de desequilíbrio e, frequentemente, de injustiça.

Em jeito de contagem decrescente para a chegada do filme, recordamos aqui álbuns marcantes das aventuras de Valérian e Laureline. A referência a esta série com o nome dos dois heróis data da publicação do vigésimo álbum e é assim que agora os livros são republicados e as novas integrais apresentadas.

“O País Sem Estrelas”
(1972)

O terceiro álbum de aventuras de Valérian representa um entre os vários momentos da série através dos quais a trama explora questões identitárias de género, trocando as voltas às normatividades em voga na sociedade ocidental do século XX.

A história parte da descoberta de uma ameaça de cataclismo iminente num sistema planetário, ao qual Valerian e Laureline são enviados. E num mundo aparentemente sem vida numa primeira abordagem acabam por descobrir afinal uma civilização que habita o seu interior. Há ali, na verdade três povos. Um dominado por mulheres de pulso firme, outro de homens indolentes. E pelo meio um terceiro, nómada nos hábitos, e que recolhe os cristais explosivos que vende aos outros dois, que vivem em permanente estado de conflito…

Aos dois agentes de Galaxty cabe então o papel de se infiltrar nos dois campos antagonistas e, ao seu jeito, tentar atingir um patamar de esforço coletivo que permita salvar o seu planeta do perigo que corre.

“O Império dos Mil Planetas”
(1971)

Originalmente publicado nas páginas da Pilote entre outubro de 1969 e março de 1970, O Império dos Mil Planetas ajudou a sedimentar ideias em torno do universo pelo qual caminham as aventuras dos agentes de Galxty Valerian e Laureline. A sua missão leva-os desta vez ao planeta Syrte, distante e algo desconhecido.

Chegados a uma cidade que se revela um importante porto galáctico encontram uma sociedade subjugada por uma elite que se fecha numa construção que lembra os velhos zigurates, notando entre a população que há ali descontentamento e medo. E é ao tentarem entrar naquele reduto fechado a quem vem de fora que descobrem não só um mundo de festas faustosas mas também a realidade de quem, por detrás das aparências, controla os mecanismos do poder.

Não espanta que esta trama tenha estado na mira da equipa de Luc Besson que neste momento ultima a pós-produção de uma adaptação ao cinema. Este é o primeiro livro no qual vemos a nave de Valerian, a XB982, que será referência transversal no resto da série.

“A Cidade das Águas Movediças”
(1970)

Não corresponde à primeira das aventuras de Valérian e Laureline. Mas segue pistas que eram lançadas nas primeiras pranchas. Na verdade o álbum, o primeiro a ser publicado, junta duas histórias inicialmente publicadas na revista Pilote, em ambas a dupla de agentes perseguindo um vilão (um tirano que sonhava ser ditador e que era o único preso político de Galaxty) que rumara à Terra dos anos 80 do século XX ali procurando modificar o curso da história em seu favor.

O livro, que a nós chegou com o título A Cidade das Águas Movediças, nasceu da junção de La Cité des eaux mouvantes e Terre en flammes, respetivamente surgidas em 1968 e 1969 e que em 1970 acabaram reunidas num mesmo álbum. A primeira parte da narrativa coloca-nos numa Manhattan alagada, representando esta uma das primeiras visões de um futuro em que o nível dos mares subiu, destruindo parte das áreas urbanas (uma questão afinal não tão distante de preocupações atuais, se bem que no livro as causas de tamanha inundação não se devam ao efeito de alterações climáticas). A segunda metade da história decorre no parque de Yellowstone.

Entre as personagens há duas que traduzem referências a figuras da cultura popular do século XX. O líder de um dos gangues em Nova Iorque chama-se Sun Rae, numa clara alusão ao músico visionário Sun Ra. Mais adiante, na segunda parte da narrativa, Valérian e Laureline encontram o cientista Schroeder, cujo desenho evoca a figura de Julius Kelp, personagem que Jerry Lewis interpretou no filme As Noites Loucas do Dr. Jerryll, de 1963.

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1 Comment on Pelo espaço fora, com Valerian e Laureline (3)

  1. Mario Fernandes // Janeiro 27, 2017 às 6:34 pm // Responder

    O próprio 5º elemento, do Besson, teve mãozinha do Jean Giraud, AKA Moebius

    Gostar

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