Últimas notícias

Doze dos álbuns mais aguardados em 2019…

Seleção e textos: NUNO GALOPIM

Feitas as contas a 2018 está na hora de olhar para a agenda do que se segue. E aqui ficam dez nomes de quem esperamos álbuns novos em 2019… Alguns deles já com aperitivos apresentados. Outros ainda em silêncio…

Começam a desenhar-se as agendas editoriais para o ano que agora começa. Tanto entre nós como em outras paragens apresentam-se já propostas pelas quais vale a pena esperar.

Aqui ficam doze sugestões, umas de discos já com títulos revelados, singles de avanço entretanto lançados em 2018 e até com datas de lançamento confirmados, outras ainda na lista das possibilidades… Todas elas com novas e cativantes propostas dos seus autores.

Outros mais discos estão já nas agendas de lançamento… Mas esta lista é apenas um primeiro aperitivo para começarmos a saborear os sons de 2019…

Beirut
Deverá chegar às lojas logo no início de fevereiro o muito aguardado sucessor de “No No No” (2015). Dois singles foram já editados. O primeiro, “Gallipoli”, ou seja, a canção que dará título ao álbum, aproxima-se das memórias do belo “Gulag Orkester”. O segundo, “Corfu”, é um tema instrumental que abre novas possibilidades ao som do grupo… Esperam-se, por isso, surpresas.

Branko
Ainda sem título conhecido chegará às lojas de discos no final do primeiro trimestre o sucessor de “Atlas”. Branko deu-nos a conhecer já alguns aperitivos em 2018, o primeiro em “Over There”, com Miles From Kinshasa, o mais recente na forma de “Stand By”, com Umi Copper na sua companhia. Este segundo tema foi acompanhado por um teledisco realizado por Cláudia Batalhão.

Grimes
O sucessor de “Art Angels” está agendado para este ano. Depois de uma série de singles avulso e de colaborações – uma delas em “Pink” de Janelle Monáe – o recentemente apresentado “We Apreciate Power”, uma colaboração com Hana Pestle, serve uma primeira ideia do que poderemos esperar no seu novo disco.

Lena d’Água
O regresso de Lena d’Água aos originais está agendado para este ano. Quem acompanhou as redes sociais viu fotos que recentemente assinalaram o fim de gravações nas quais colaboraram os They’re Heading West e Benjamim. As canções são de Pedro da Silva Martins. De certa forma esta é uma aventura que começou a ganhar forma em 2017 no Festival da Canção.

Madonna
Anunciado em inícios de 2018, o próximo álbum de Madonna é naturalmente um dos títulos mais aguardados de 2019. O representa a sua primeira criação desde que se mudou para Lisboa (tendo já sido falada a presença de ecos dessa vivência entre as canções) e deverá contar entre a equipa criativa com o seu antigo colaborador Mirwais. Uma canção nova, “Beautiful Game”, foi estreada na gala do Met… Surgirá no disco?

Mayra Andrade
O novo álbum de Mayra Andrade chegará brevemente às lojas de discos mas começou já a surgir, aos poucos, em diversos concertos na reta final de 2018. Algumas das canções de “Manga” já se podem ouvir, uma delas o tema-título. Ecos de Cabo Verde e outras vivências ganharam forma em sessões de esúdio entre a Costa do Marfim e Paris, chamando entre outras as colaborações de Romain Bilharz e Akatché.

Panda Bear
Mais um lisboeta, Panda Bear tem vindo a traduzir ecos da sua relação com a cidade nos diversos discos a solo que tem vindo a editar desde “Person Pitch” (2007). O seu novo álbum terá por título “Buoys” e será editado a 8 de fevereiro. O músico terá depois uma digressão a solo antes de retomar os concertos em volta do clássico “Sung Tongs” dos Animal Collective. Um aperitivo do álbum pode ouvir-se já em “Dolphin”.

Salvador Sobral
Depois de em 2017 ter lançado um álbum como parte dos Alexander Search e fechado o ano (o mesmo da vitória eurovisiva) com um disco ao vivo, Salvador Sobral prepara para 2019 um segundo álbum de estúdio em nome próprio. “Mano a Mano” e “Cerca del Mar” são primeiros aperitivos de um dos discos portugueses mais aguardados do ano.

Stereossauro
Terá por título “Bairro da Ponte” o novo disco de Stereossauro (um dos elementos dos Beatmbombers) do qual se sabe já que envolverá trabalhos com samples (já escutámos Amália no single de avanço “Flor de Maracujá”) e uma série de convidados. Além de Camané, que participa no single já revelado, encontraremos ali Ace, Ana Moura, Carlos do Carmo, Capicua, Dino d’Santiago, DJ Ride, Gisela João, Holly, NBC, Nerve, Papillon, Paulo de Carvalho, Plutónio, Razat, Ricardo Gordo, Rui Reininho, Slow J, Sr. Preto e The Legendary Tigerman.

Tame Impala
“Currents” dividiu opiniões em 2015 mas a verdade é que abriu novos mundos de possibilidades para os Tame Impala que, ali, se reinventavam. Em julho de 2018 Kevin Parker confirmou que um novo álbum estava em preparação e sublinhou que deveria chegar antes do verão. Uma colaboração com ZHU em 2018 vincou o envolvimento com eletrónicas. Seguirá o álbum este caminho?

Thom Yorke
O vocalista dos Radiohead revelou em outubro que estava a trabalhar num terceiro álbum a solo na companhia de Nigel Godrich no qual tanto o trabalho em estúdio como a performance ao vivo e o valor da improvisação são elementos em jogo. O músico, que recentemente editou em disco a banda sonora de “Suspiria” chamou há poucos dias os elementos dos Atoms For Peace para uma breve reunião durante um concerto em Los Angeles.

Vampire Weekend
Foram uma das mais suculentas revelações da cena ‘indie’ nova iorquina na primeira década do século e ao longo de três álbuns mostraram-se capazes de sobreviver ao efeito novidade e cimentar uma obra. Após seis anos de silêncio, já sem Rostam nas fileiras (mas supostamente colaborando no disco), o novo álbum poderá ter por título “Mitsubishi Macchiato”.

PS. Os vídeos que acompanham as referências a Thom Yorke e Vampire Weekend referem-se não às novidades de 2019 mas a álbuns ou atuações antigas (uma vez que deles não há ainda avanços dos discos novos de que se fala nem singles de 2018 que possam sugerir caminhos possíveis para os álbuns a editar este ano). No caso de Madonna podem ver a atuação na gala do Met na qual surgiu uma canção nova cuja presença no novo álbum não está, contudo, confirmada.

1 Comment on Doze dos álbuns mais aguardados em 2019…

  1. Boas Escolhas! Aguardemos!🤩

    Gostar

Deixe um comentário