Últimas notícias

39. Nancy Sinatra & Lee Hazlewood (1968)

Texto: NUNO GALOPIM

Uma lista com discos que não costumam figurar nas tabelas habituais. Este foi editado em 1968 e assinalou, depois de várias contribuições na escrita e produção em discos de Nancy Sinatra, o primeiro álbum de partilha de protagonismo com Lee Hazlewood. Entre ecos da contry e da cultura psicadélica nasce um álbum invulgar que se transformaria num disco de culto.

Nancy Sinatra tinha já um estatuto de grande popularidade internacional quando, em finais de 1967, lançou um single invulgar, bem diferente dos caminhos mais festivos seguidos em 1965 em “This Boots Are Made For Walking” ou, já em 1967, em “You Only Live Twice”, a sua aventura pelo mundo de James Bond… O single diferente, com título “Some Velvet Morning”, era um dueto, mas em nada comparável a “Something Stupid” que gravara recentemente com o seu pai, Frank Sinatra. Com autoria de Lee Hazlewood, que com Nancy Sinatra partilhou depois o protagonismo vocal, “Some Velvet Morning” assimilava ecos da cultura psicadélica que, então, estava na ordem do dia. E revelava ambientes narcotizados e uma letra intrigante, magnificamente interpretada pelas duas vozes sobre uma construção rítmica invulgar que separava claramente a parte cantada por Lee Hazlewood da vocalizada por Nancy Sinatra. O tema surgiu inicialmente em “Movin’ With Nancy”, disco que registou um especial de TV que Nancy Sinatra apresentou em finais de 1967. Mas representou na verdade o ponto de partida para aquele que seria, um pouco depois, o primeiro álbum assinado em conjunto pela cantora e por Lee Hazlewood.

Nancy Sinatra começara a trabalhar com Lee Hazlewood com “These Boots Are Made For Walkin”, assinando a escrita da canção e assegurando a produção do álbum “Boots”. A sua colaboração aprofundou-se entre 1966 e 1967, tendo as canções de Lee Hazlewood contribuído para mudar gradualmente o rumo da obra de Nancy Sinatra e até mesmo o seu modo de cantar. Ao trabalho como autor e produtor Lee Hazlewood somou finalmente o de parceiro na interpretação quando, em 1968, finalmente assinaram em conjunto um álbum que abria então um terreno de colaboração mais estrita que conheceria continuação em 1971 em “Lee and Nancy Again”, com um terceiro episódio mais tarde, em 2004, em “Nancy & Lee 3”.

O disco de 1968 tornar-se-ia contudo no título de referência desta dupla. Das onze canções mais de metade (seis em concreto) são de Lee Hazlewood. Entre os temas de sua autoria conta-se, para lá de “Some Velvet Morning”, o igualmemte marcante “Summer Wine”, que seria também editado como single. Além dos temas de Lee Hazlewood o alinhamento de “Nancy and Lee” inclui canções como “You’ve Lost That Loving Feeling” (um clássico de Phil Spector imortalizado pelos Righteous Brothers) ou “My Elusive Dreams”, uma canção country que tinha conhecido uma versão original por Tammy Wynette e David Houston em 1967. Apesar desta e outras pontuais incursões pela country – como numa versão de “Jackson” – o álbum reflete um afastamento de Nancy Sinatra destes terrenos. Os arranjos elegantes de Billy Strange, de resto, sublinham esta mesma transformação.

Apesar do êxito colossal de “These Boots are Made for Walking”, coube a “Nancy & Lee” registar o momento mais inspirado e influente do trabalho em disco de Nancy Sinatra e, também, uma das mais marcantes obras de Lee Hazlewood. O renascimento “indie” que a cantora conheceria muitos anos depois, com um álbum com canções de Morrissey, Thurston Moore ou Jarvis Cocker, deve certamente muito a este disco de 1968.

“Nancy & Lee”, de Nancy Sinatra e Lee Hazlewood, teve edição original em LP em 1968 pela Reprise. As edições em CD surgiram nos anos 90 em diversos mercados com títulos, capas e alinhamentos diferentes, em alguns casos apresentando o disco como se fosse um “best of” desta dupla.

Das discografias de Nancy Sinatra e Lee Hazlewood vale a pena descobrir discos como:
“Movin With Nancy” (1967), de Nancy Sinatra
“Love and Other Crimes” (1968), de Lee Hazlewood
“Nancy Sinatra” (2004), de Nancy Sinatra

Se gostou, experimente ouvir:
Sonny & Cher
The Zombies
The Walker Brothers

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: