Oslo: um guia para ver, ouvir e ler
Oslo é uma cidade aberta para a natureza, onde se pode fazer esqui no inverno e nadar em praias urbanas no verão. É também uma cidade de música com uma grande e variada agenda de concertos. O ambiente durante os festivais By:Larm e Øya é testemunha de uma cidade que vibra.
A capital norueguesa tem-se re-inventado com determinação. Projectos como a nova ópera ou o novo museu de arte contemporânea são a face visível da grande renovação urbana que se estenderá ainda para lá de 2020. Nos próximos anos surgirão também uma nova galeria nacional e um novo museu para a obra do pintor Munch. – Daniel Barradas
Lojas de discos
- Big Dipper
A mais espaçosa loja de vinil novo em Oslo. Destaque para a bem fornecida secção de música norueguesa. Tem também boas secções de jazz, clássica, independente, world e metal. Concertos e sessões de autógrafos ocasionais.
Morada: Møllergata 1
Site: http://bigdipper.no - The Garden
Vinil novo e usado (na cave). Destaque para a secção de singles e edições especiais. Recomendada para coleccionadores. Empregados solícitos e conhecedores.
Morada: Skippergata 33
Site: http://thegarden.no - Tiger
Vinil e CDs novos. Especializada em metal e industrial mas com uma boa escolha de música independente. Tem os preços mais baratos de Oslo.
Morada: Hammersborggata 18
Site: http://tigernet.no - Platekompaniet
Vinl, CDs, DVDs. Loja generalista com larga selecção e campanhas variadas. Várias lojas na cidade mas a maior e melhor é no Centro Comercial Oslo City.
Morada: Oslo City, Stenersgate 1
Site: http://platekompaniet.no - Bare Jazz
Loja especializada em jazz. CDs e algum vinyl. Café simpatico no andar de cima e esplanada com concertos ocasionais
Morada: Grensen 8
Site: http://www.barejazz.no - Neseblod records
Loja especializada em metal. Vinil, CDs, cassetes demo, fanzines. Black metal na cave com “núcleo museológico”
Morada: Schweigaards gate 56
Site: http://www.neseblodrecords.com - Råkk og Rålls
CDs, vinil e DVDs em segunda mão. Enorme selecção.
Morada: Akersgata 39
Site: https://www.facebook.com/pages/råkk-og-rålls/134228915978
Livrarias
- Tanum
Grande variedade de livros em inglês.
Morada: Karl Johans gate 37-41 (centro comercial Paleet) - Norli
Boa secção de ficção em inglês.
Morada: Universitetsgata 20-24 - Tronsmo
Livraria independente com secções interessantes e bem fornecidas. Grande variedade em inglês. Banda desenhada na cave.
Morada: Kristian Augusts gate 19 - Outland
Especializada em fantasia, Ficção científica e banda desenhada em inglês. Jogos, filmes e objectos de coleccionador.
Morada: Kirkegata 23
Cinemas
Os cinemas noruegueses mostram versões originais legendadas. Em festivais ou sessões especiais os filmes são normalmente legendados em inglês.
- Kino Victoria
Filmes de distribuição limitada e ciclos temáticos.
Morada: Ruseløkkveien 14 - Cinemateket
Ciclos temáticos, sessões especiais e festivais de cinema.
Morada: Dronningens gate 16 - Colosseum
A sala 1 é a maior sala de oslo com 978 lugares. Ideal para ver filmes num grande écran.
Morada: Fridtjof Nansens vei 6
Dança
- Dansens Hus
Projectos de dança nacionais e programa com companhias internacionais. Café aberto todo o dia com vista para o rio.
Morada: Møllerveien 2

Deixe um comentário