Últimas notícias

José Afonso (1963)

Texto: NUNO GALOPIM

Editado num EP de 1963, a canção “Os Vampiros”, com letra e música de José Afonso, representa um importante momento de viragem na história da canção popular portuguesa.

Já tinha editado antes, mas foi com um EP a que chamou Baladas de Coimbra que José Afonso (assinava ainda como Dr. José Afonso) assinou o momento de viragem na história da canção portuguesa que não só teve ressonância em toda uma importante geração de autores que a ele se juntaram no combate ao regime através da canção, como abriu portas a uma ideia de modernidade na canção portuguesa, que se expressava não apenas no aprumo poético das palavras mas numa vontade em ir para lá das fronteiras dos géneros, transgredindo-as, cruzando ideias, aceitando novas influências e relacionamentos.

Neste EP surgiam os temas Menino do Bairro Negro, As Pombas, Canção Vai… e Vem… e o clássico Os Vampiros. Todas elas com letra e música de José Afonso, que aqui se fazia acompanhar à viola por Rui Pato.

Hoje, nos 30 anos da sua morte, recordamo-lo a interpretar esta canção, numa gravação histórica no Coliseu dos Recreios:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: