Últimas notícias

11 perguntas a… Francisca Cortesão

Apresenta-se como Minta (acompanhada pelos Brook Trout) ou integrando os They’re Heading West. Fez parte do grupo de músicos que trabalharam com Lena d’Água na criação do seu mais recente disco. E hoje partilha aqui os seus gostos.

1. O primeiro disco comprado.
Pedi para me oferecerem outros antes deste, mas o primeiro que comprei com o “meu” dinheiro foi o “Nevermind”, dos Nirvana. Sei que foi uns anos depois de sair, porque no mesmo dia a minha irmã (mais velha) comprou o “In Utero”, que estava acabadinho de chegar às lojas.

2. O filme mais marcante visto na infância.
Um dos mais marcantes, que revi há pouco tempo com gosto, foi o “Regresso ao Futuro” (o primeiro “Back to the Future”), do Robert Zemeckis.

3. Um livro que tenha mudado a vida.
Não terá propriamente mudado a minha vida, mas mudou os meus hábitos de leitura: a série de comics “Y: The Last Man”, escrito pelo Brian K. Vaughan e desenhado pela Pia Guerra. Foi das coisas mais entusiasmantes que li, e marcou uma altura em que (re)comecei a ler banda desenhada.

4. Uma série a não perder.
Vejo muitas (provavelmente demasiadas!), mas uma das últimas que vi e de que gostei mais foi o “Forever”, com o Fred Armisen e a Maya Rudoplh.

5. O mais recente filme visto no cinema.
O último Homem-Aranha: “Far From Home”. Hoje em dia vou muito pouco ao cinema; vejo mais séries do que filmes, de longe.

6. A canção que mais vezes foi escutada este ano.
É capaz de ter sido o “The Bug Collector”, da Haley Heyndericks.

7. O livro a ser lido neste momento.
Acabei mesmo agora de ler, e gostei muito, o “The Heart is A Lonely Hunter (1940), da Carson McCullers. Li-o em inglês”, mas está editado em português como “O Coração é um Caçador Solitário”, pela Relógio D’Água.

8. O músico preferido.
Não é “o” preferido, porque tenho muitos preferidos, mas uma das minhas referências incontornáveis, sobretudo nos últimos anos, é o Jeff Tweedy, dos Wilco. É um dos meus escritores de canções de eleição.

9. Músico ou banda de quem compras todos os discos.
A singer-songwriter Laura Veirs. Não só compro todos os discos como também ouvi todos os episódios de um podcast maravilhoso que ela fez há pouco tempo a entrevistar músicos que também são pais, chamado “Midnight Lightning”.

10. O mais recente concerto assistido.
O último que me encheu mesmo as medidas foi o da Courtney Barnett, no Primavera Sound.

11. A tua canção preferida entre as “clássicas” da Lena d’Água?
Talvez uma das mais clássicas das clássicas: o “Perto de Ti”.

Deixe um comentário