Últimas notícias

Anita Ekberg (1931-2015): a diva de ‘La Dolce Vita’ de Fellini

Se hoje há, todos os dias, e invariavelmente, turistas a tirar fotos na Fontana di Trevi, em Roma, é porque o lugar foi mitificado por um filme e, muito em particular, a presença de uma atriz. O filme, de 1960l, era La Dolce Vita, de Frederico Fellini. E a jovem, de vestido molhado pelas águas da fonte romana, ao lado de Marcello Mastroiani, era a sueca Anita Eklberg, atriz cuja carreira é sobretudo lembrada por esse momento. Aos 83 anos morreu no passado dia 11, numa clínica em Itália.

Não era o cinema o destino que estava originalmente nos seus horizontes. Natural de Malmö, onde nascera a 29 de setembro de 1931, Anita Ekberg começou por trabalhar como modelo e chegou a ser coroada Miss Suécia nos anos 50. Concorreu a Miss Universo em 1951 e, como finalista (não venceu) teve direito a um contrato com o estúdio da Universal, em Hollywood. Após um programa de preparação – aulas de arte dramática, dança, equitação, entre outras disciplinas – que nem sempre terá cumprido, começou a surgir no grande ecrã em filmes como Abott e Costello Vão Para Marte, de Charles Lamonte (1953) ou O Aventureiro do Mississipi, de Rudoplh Maté (também de 1953).

Foi ganhando visibilidade em filmes como Uma Espada para Hollywood, de Frank Tashlin (1956) ou Guerra e Paz, de King Vidor (1956) conquistando o seu primeiro papel protagonista em Regresso da Eternidade, de John Farrow (ainda em 1956). Contracenaria depois em Férias em Paris, de Gerd Oswald (1958), com Bob Hope e Fernandel. Ao mesmo tempo a sua vida amorosa era feita notícia e as fotos (assim como os filmes) transformavam-na num dos maiores sex symbols do seu tempo.

Em 1960, Frederico Fellini deu-lhe em La Dolce Vita o maior papel da sua carreira. Voltaria a filmar com ele no segumento que Fellini assinou em Bocaccio 70 (1962), assim como no telefilme Os Clowns (1972) e em Entrevista (1987). Em 1998 teve seu último papel no cinema em Le Nain Rouge, de Yvan Le Moine. E, em 2002, uma derradeira participação como atriz em dois episódios da série italiana Il Bello Delle Donne.

Deixe um comentário