Produções da Alemanha de Leste para ver na Kino 2015
Texto: RENATA CURADO
Para assinalar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, a Kino 2015 exibe um conjunto de filmes produzidos pela DEFA, Deutsche Film-Aktiengesellschaft, aquela que foi a produtora estatal da Alemanha do Leste (a RDA) após 1945. Este ciclo será composto por cinco filmes, realizados entre 1946 e 1975: Die Mörder sind unter uns (Os Assassinos estão entre nós), aquele que é o primeiro filme pós-guerra; Sterne (Estrelas); Nackt unter Wölfen (Nu entre Lobos); Ich war neunzehn (Eu tinha dezanove) e Jakob der Lügner (Jakob, O Mentiroso).
Outro dos pontos altos da programação é o ciclo KinoDoc, composto por um conjunto de documentários recentes que passaram, na sua maioria, pelo festival Dok Leipzig. Entre estes filmes encontra-se o documentário Master of the Universe, premiado como Melhor Documentário Europeu em 2014. Esta secção conta ainda com os documentários Die Böhms (Os Böhms), Wiedersehen mit Brundibár (Reencontro com Brundibár), Amma & Appa e Land in Sicht (Terra à Vista).
Em destaque está também o filme de abertura, Die geliebten Schwestern (As Irmãs Amadas), de Dominik Graf. Este filme de época, passado nos finais do século XVIII, centra-se em duas irmãs aristocratas, Charlotte e Caroline, que partilharam uma paixão pelo poeta Friedrich Schiller. As Irmãs Amadas foi o filme escolhido para representar a Alemanha na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, não tendo sido nomeado.
Ainda no programa principal, Das finsterne Tal (O Vale Negro), um filme passado no século XIX, cuja acção de desenrola em torno de um segredo que paira sobre uma aldeia dos Alpes. A exibição deste filme contará com a presença do realizador, Andreas Prochaska.
A mostrar o que há de novo no cinema de Expressão Alemã, a secção Novas Tendências apresenta as curtas-metragens Next Generation, realizadas por estudantes de escolas de cinema, e ainda duas longas metragens: Dicke Mädchen (Meninas Gordas) e Love Steaks, de Axel Ranisch e Jakob Lass, respectivamente.
Nesta edição, a mostra para escolas também assinala os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, mostrando filmes onde as memórias da guerra estão presentes através da visão de adolescentes. Para os mais novos, a KinoZinha apresenta no dia 25 de Janeiro um conjunto de filmes direccionados para os mais novos, vindos do Dok Leipzig, e no mesmo dia terá lugar uma sessão familiar com a exibição do filme de animação Sputnik, de Markus Dietrich.
Em Lisboa, a Kino divide-se entre o Cinema São Jorge e o Goethe Institut. O Porto também acolhe esta mostra, na Fundação Serralves e na Casa das Artes, entre 24 e 27 de Janeiro, seguindo-se depois Coimbra, onde os filmes seleccionados poderão ser vistos de 3 a 5 de Fevereiro no Teatro Académico de Gil Vicente.
A programação completa pode ser consultada aqui

Deixe um comentário