Últimas notícias

Filme de Joaquim Pinto e Nuno Leonel na Berlinale

Rabo de Peixe, o novo filme de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, vai ter estreia mundial na edição deste ano do Festival de Berlim, que decorre entre os dias 5 e 15 de fevereiro. O filme surge de um regresso a imagens filmadas nos Açores entre 1999 e 2002 e das quais tinham feito um outro documentário, com mesmo título (e 55 minutos de duração), que então foi exibido na RTP. Insatisfeitos com essa versão voltaram agora ao material inicial de imagens e apresentam um novo filme, com 1h 43m de duração, sendo que mais de metade do que se verá é inédito e representa uma abordagem consideravelmente diferente – e mais pessoal – face ao que foi mostrado em 2003.

A comunicação do festival descreve Rabo de Peixe (apresentado com o título internacional Fishes’ Tail) como um filme “terno” que faz um retrato dos pescadores na região, do seu esforço ainda feito a braços, mas também do mar, dos barcos e do casario nas ilhas.

Esta será a quinta presença de filmes de Joaquim Pinto e Nuno Leonel no Festival de Berlim. A estreia mundial de Rabo de Peixe assegura também continuação da representação do cinema do realizador nos maiores festivais de cinema do mundo reativada pela carreira de grande sucesso do filme E Agora… Lembra-me (2013), premiado em vários festivais entre os quais o de Locarno (onde ganhou o Prémio Especial do Júri e o Prémio Fipresci), o DocLisboa (Grande Prémio e Prémio Júri Universidades), Buenos Aires (Melhor Filme), Curitiba (Melhor Filme) ou Montreal (Grande Prémio).

Entre esse olhar autobiográfico e o novo Rabo de peixe, a carreira de Joaquim Pinto e Nuno Leonel deu-nos entretanto O Novo Testamento de Jesus Cristo Segundo São João, documentário que acompanha uma leitura de Luís Miguel Cintra.

Deixe um comentário