Últimas notícias

Desenho original de Hergé vendido por 2,5 milhões de euros

Texto: EURICO DE BARROS

A capa do álbum ‘A Estrela Misteriosa’ é o segundo desenho mais caro de Hergé licitado em leilão. A cotação do criador de Tintin é altíssima no mercado da banda desenhada.

Um desenho original de Hergé feito a tinta da China para a capa do álbum de Tintin A Estrela Misteriosa, em 1942, foi há dias vendido em leilão em Bruxelas por 2,5 milhões de euros. O comprador, um “amador esclarecido”, pediu para ficar no anonimato. O desenho estava há 20 anos numa colecção particular, tendo sido adquirido pelo equivalente a 76 mil euros hoje. Esta venda quase que bateu o recorde para um desenho de Hergé, estabelecido em 2014, em Paris, quando outro coleccionador desembolsou 2,65 milhões de euros pelos desenhos originais das duplas páginas de entrada dos álbuns de Tintin publicados entre 1937 e 1958.

O recorde absoluto do mercado da banda desenhada pertence ainda ao exemplar da primeira edição do número um da revista norte-americana Action Comics onde foi publicada a primeira aventura de Super-Homem, em Junho de 1938. Esta revista foi vendida em Agosto do ano passado, no eBay, por 3,2 milhões de dólares (2, 85 milhões de euros). Como comparação, e só para dar uma ideia da cotação que as obras de Hergé têm no meio da banda desenhada, no leilão em que o referido desenho foi vendido por 2,5 milhões de euros, o segundo item mais caro licitado foi um desenho da série O Gato, de Philippe Geluck, por… 21 mil euros.

Deixe um comentário