Luna voltam a Portugal para concerto na Casa da Música
Texto: HELENA BENTO
Mais de dez anos depois de terem anunciado a separação, os Luna, liderados por Dean Wareham (ex-Galaxie 500) e nome de referência nos espaços indie pop dos anos 90, estão de volta aos palcos para uma série de concertos. Em Portugal, atuam dia 26 de abril, na Casa da Música, no Porto, num concerto com o selo Mouco/Mouca e Dedos Bionicos, promotores independentes.
Em entrevista à Rolling Stone, publicada em outubro ano passado, pouco dias depois de ter partilhado na sua conta do Twitter a notícia do reencontro, Dean Wareham explicava por que razão a banda decidiu, contra quase todas as expetativas, reunir-se ao fim destes anos. A decisão foi tomada no verão passado, depois de os membros da banda – Sean Eden, guitarrista, Britta Phillips, baixista, Lee Wall, baterista e Dean Wareham, guitarrista e vocalista – se terem encontrado num barbecue em Los Angeles e aproveitado a ocasião para “fazer uma jam”.
“Estivemos a conversar durante algum tempo. Passaram dez anos desde o nosso último concerto. Como tínhamos esta oferta de um promotor em Espanha para fazer uma mini-digressão, decidimos aceitar. Pareceu-nos divertido”, explicou Dean à Rolling Stone.
A banda, criada em 1991 e constituída inicialmente por Dean Wareham, Stanley Demeski (ex-baterista de The Feelies) e Justin Harwood (ex-baterista de The Chills), separou-se em outubro de 2004, pouco depois do lançamento do álbum Rendezvous, o seu oitavo disco. Na altura, Dean negou que tivesse havido alguma “discussão” ou “incidente” entre os membros da banda, dando a entender que a separação fora um processo normal, previsível até. “Qualquer pessoa que tenha estado numa banda sabe… isto é o que as bandas fazem”.
Na mesma entrevista à Rolling Stone, Dean disse que, hoje em dia, todos os membros da banda “se dão bem”. “A certa altura, torna-se difícil manter a coesão. Acho que agora isto pode ser divertido [porque] não vai ocupar completamente as nossas vidas outra vez. Depois de um afastamento de dez anos, consegues revivificar a amizade. Depois de passares anos e anos numa banda, a amizade acaba por sair prejudicada, porque há pressão, porque os membros não são apenas amigos, estão juntos no negócio”.
O primeiro concerto, marcado para dia 14 de abril, vai ter lugar em Los Angeles, seguindo-se depois os concertos em Espanha (o primeiro acontece a 17 de abril, em Gijón) e Portugal, onde atuam pela segunda vez. A primeira foi em 2003, também no Porto.

Deixe um comentário