Últimas notícias

Mia Hansen-Løve e Whit Stillman são os Heróis Independentes do IndieLisboa 2015

Texto: ANA CABRAL MARTINS

O festival, que decorre entre os dias 23 de abril e 3 de maio, apresentará retrospectivas integrais e contará com a presença dos dois realizadores realizadores

Imagem de 'Damsels In Distress', de Whit Stillman

Na 12ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa, há dois nomes, com obras imperdíveis, que vão ser homenageados enquanto Heróis Independentes: a francesa Mia Hansen-Løve e o americano Whit Stillman.

Se os organizadores do IndieLisboa consideram que existe uma ligação entre o cinema de Mia Hansen-Løve e o de Whit Stillman que vai para além do uso comum da actriz Greta Gerwig e que passa por um “enamoramento pela juventude”, vou um pouco mais além e digo que a utilização pelos dois (Mia Hansen-Løve em Eden, Whit Stillman em Damsels in Distress) de Gerwig é a personificação desse mesmo “enamoramento pela juventude” que está presente nos filmes de cada um.

O IndieLisboa vai apresentar retrospectivas integrais das obras dos dois realizadores. De Mia Hansen-Løve, de 34 anos, serão exibidos Après mûre réflexion (uma curta metragem de 2004), Tout est pardonné (2007), Le Père de mes Enfants (2009), Un Amour de Jeunesse (2011) e Eden (2014), havendo ainda oportunidade para uma conversa com a realizadora no primeiro fim-de-semana do festival.

De Whit Stillman, 63 anos, poderemos ver pela primeira vez em salas de cinema portuguesas os filmes Metropolitan (1990), Barcelona (1994), The Last Days of Disco (1998), com duas muito jovens Chloë Sevigny e Kate Beckinsale, e Damsels in Distress (2011). Haverá também oportunidade não só para ver o episódio-piloto de The Cosmopolitans (2014) que Stillman realizou para a Amazon mas também, tal como no caso de Hansen-Løve, para conversar com o realizador durante o IndieLisboa.

Deixe um comentário