“Anime Nere” vence competição na Festa do Cinema Italiano
O filme Anime Nere é o grande vencedor da 8ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano. O filme, de Francesco Munzi, tem estreia prevista para breve em Portugal, devendo chegar às salas de cinema com o título Almas Negras. Apresentado no Festival de Veneza, foi a escolha unânime do júri, qu atribuiu ainda uma menção especial ao documentário Le cose belle, de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno. Este, por sua vez, foi a escolha do público.
O júri era composto por Ana Sousa Dias, jornalista, subdiretora do DN, Francesco di Pace, crítico de cinema e jornalista, delegado-geral da Semana Internacional da Crítica do Festival de Veneza, Lidia Ramogida, antiga diretora do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e Rodrigo Francisco, diretor do Festival de Teatro de Almada.
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano ultrapassou este ano os 10 mil espetadores, verificando-se um aumento de 35% em relação à edição de 2014.
Na sessão de encerramento, no Cinema São Jorge, foi exibido, em antestreia internacional, O Rapaz Invisível, de Gabriele Salvatores, que tem estreia em Portugal, dia 16. Durante a sessão foi realizada uma homenagem a Manoel de Oliveira, na sala com o seu nome, que morreu, esta quinta-feira, aos 106 anos.
Depois de Lisboa, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se no Porto de 9 a 12 de abril, em Évora, de 15 a 18 de abril, Caldas da Rainha, de 25 a 27 de abril, Loulé, de 1 a 3 de maio, Coimbra, de 5 a 7 de maio, entre outras a anunciar em breve. A Festa do Cinema Italiano segue depois viagem para outros países lusófonos, como Angola e Moçambique, em junho.
A retrospetiva dedicada a Sergio Leone continua até dia 24 na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Deixe um comentário