Últimas notícias

Um guia para se perder em Florença

Texto: ANDRÉ MARQUES

A cidade que viu viver Dante não se deixou ficar parada no tempo e tem conseguido sempre inovar-se, tornando, por exemplo, edifícios seculares em cafés, centros de exposições ou mostras de arte moderna.

Com mais de XX séculos de história, a capital da Toscânia é essencialmente conhecida pela oferta cultural, pelos palácios, pontes e jardins renascentistas, pelas intrigas dos tempos dos Medici, tornando-se numa passagem quase obrigatória para quem tem como interesses Arte e História. Uma das grandes vantagens de Florença é ter conseguido valorizar o seu passado e ainda assim não envelhecer com ele. A cidade que viu viver Dante não se deixou ficar parada no tempo e tem conseguido sempre inovar-se, tornando, por exemplo, edifícios seculares em cafés, centros de exposições, mostras de arte moderna, etc.

A cidade sofre talvez da condição de ser demasiado orientada para o turismo mais convencional e para o turista mais conformista. Porém, para aqueles que não gostam desse tipo de programas, Florença facilmente se torna na cidade ideal para se descobrir sem mapa ou guia. Tendo sempre em mente um ou dois pontos de referência – o rio Arno que divide a cidade em dois ou o impressionante Duomo– o viajante mais ousado pode descobrir o que de mais insólito Florença tem para oferecer, perdendo-se de livre vontade.

Teatros

  • Teatro della Pergolla
    Um dos teatros mais importantes não só de Florença, como de Itália. Com uma programação variada, o Teatro della Pergolla já pôs em palco, só este ano, várias peças de Tennessee Williams e algumas adaptações de textos de Franz Kafka e de Ingmar Bergman ao teatro, por exemplo.
    Morada: Via della Pergola 24
    Site: http://www.fondazioneteatrodellapergola.it
  • Teatro Verdi
    Situado no coração de Florença, o Teatro Verdi dirige a sua programação não só para o teatro, mas também para espetáculos de dança e de música.
    Morada: Via Ghibellina, 99
    Site: http://www.teatroverdionline.it

Cinemas:

  • Odeon
    É dos poucos cinemas em Florença que passa filmes em língua original com legendas em italiano. Ver filmes dobrados – o que é para nós, no mínimo, estranho – é para os italianos um hábito. A única sala do cinema – que já foi teatro – vale a pena ser vista, mesmo que não haja filme.
    Morada: Piazza degli Strozzi, 2
    Site: http://www.odeonfirenze.com
  • Spazio Alfieri
    Numa rua estreita e secundária do centro, o Spazio Alfieiri passa facilmente despercebido a quem não tiver intenção de lá entrar. É um espaço de divulgação cultural que dá visibilidade a eventos musicais e peças de teatro, mas que encontra no cinema o seu ponto principal de actividade.
    Morada: Via dell’Ulivo, 6
    Site: http://www.spazioalfieri.it

Lojas de discos:

  • Data Records ‘93
    Parecerá que o espaço não é suficientemente grande a quem nele entrar pela primeira vez, mas após alguns minutos dará para perceber que o espaço não é pequeno, está é repleto de discos. Entre CD e discos em vinil, a oferta é vasta, quer entre géneros musicais, quer entre bandas sonoras de filmes, por exemplo.
    Morada: Via dei Neri, 15
    Site: http://www.superecords.com

Livrarias:

  • La Feltrinelli
    Livraria com nome de editora, situada bem no centro de Florença, a La Feltrinelli abrange várias matérias no mundo dos livros. A parte mais importante da livraria destina-se à literatura em língua italiana, subdividindo-se em narrativa, poesia, teatro e ensaio, mas existe também uma parte para música e filmes. No piso superior encontra-se uma secção de livros em língua inglesa, francesa e espanhola.
    Morada: Via de’ Cerretani, 30/32r
    Site: http://www.lafeltrinelli.it
  • Libreria dei Lettori
    Situada na mesma rua que o acima referido Teatro della Pergolla, a Libreria dei Lettori é um espaço pequeno mas acolhedor com um catálogo orientado essencialmente para a Literatura.
    Morada: Via della Pergolla, 12
    Site: http://www.libreriadeilettori.com
  • Paperback Exchange
    Uma das livrarias de língua inglesa com maior relevo em Itália. Situada em local estratégico, muito próximo do Duomo, a Paperback Exchange dá especial importância no seu catálogo à literatura e arte.
    Morada: Via delle Oche, 4R
    Site: http://www.papex.it

Deixe um comentário