Últimas notícias

Porto Editora inicia viagem literária pelo país

Texto: HELENA BENTO

“Viagem Literária”, iniciativa apresentada esta quinta-feira pela Porto Editora, vai percorrer Portugal de norte a sul, passando por 18 cidades. O objetivo é “promover as várias regiões” e contribuir para a “criação de novos públicos”.

Uma vez por mês, durante 18 meses, dois escritores vão estar à conversa nas capitais de distrito, Funchal e Ponta Delgada, à exceção do Porto e Lisboa. “Viagem Literária”, iniciativa da Porto Editora, pretende “promover as várias regiões” e contribuir para a “criação de novos públicos que, regra geral, não têm acesso à mesma oferta cultural que existe nos dois maiores centros urbanos”, disse esta quinta-feira de manhã Rui Couceiro, assessor de comunicação da editora, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento.

As sessões, moderadas pelo jornalista João Paulo Sacadura, vão decorrer “preferencialmente” em teatros municipais e serão antecedidas de breves conferências de imprensa, com a presença dos escritores convidados. Promover os espaços e infraestruturas das regiões (como bibliotecas e museus municipais), articulando a iniciativa com outras áreas, como o turismo e a educação (o evento será divulgado nas escolas de todas as cidades), é outro dos objetivos da iniciativa.

Durante 90 minutos, tempo previsto para cada sessão, os escritores vão falar sobre “livros, cultura e atualidade”. A primeira “etapa” começa no dia 25 de abril, em Bragança, e nela participam Luis Sepúlveda e Valter Hugo Mãe.

Nas seguintes sessões da “viagem literária” participam Laurentino Gomes, Richard Zimler, Francisco José Viegas, José Eduardo Agualusa, José Rentes de Carvalho, Miguel Esteves Cardoso, Rosa Montero e Gonçalo M. Tavares, entre outros escritores e poetas, “consagrados e emergentes”.

Por enquanto, apenas autores do grupo Porto Editora participam na iniciativa, mas a possibilidade de convidar outros não está excluída. “É com esses autores que nós temos o compromisso de trabalhar e divulgar a sua obra, portanto é natural que privilegiemos esses autores”, explicou Paulo Rebelo Gonçalves, responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Porto Editora, também presente na conferência de imprensa.

O cartaz da “viagem” (onde estão representados monumentos e outras imagens que permitem identificar as várias cidades) foi desenhado pela ilustradora portuguesa Ana Aragão, recentemente incluída numa lista dos 200 melhores ilustradores do mundo. A Madeira e os Açores vão ter cartazes próprios, fez questão de sublinhar Rui Couceiro.

Deixe um comentário