Últimas notícias

Cinema de João César Monteiro vai ser o agregador da programação do Panorama 2015

Texto: DIOGO SENO

“Fragmentos de um Filme-Esmola”

A edição 2015 do Panorama – Mostra do Documentário Português – derrubou os limites que normalmente enformam festivais e outras mostras de cinema. Quer isto dizer que, este ano, a programação não apresenta secções e misturará a retrospectiva e a produção contemporânea, numa tentativa de comentar a situação do cinema documental feito em Portugal. João César Monteiro, cujo filme Fragmentos de um Filme-Esmola irá abrir a mostra, vai ser o elemento agregador da programação, com vários dos seus filmes a servir de contraponto e sublinhado à produção contemporânea e de comentário à produção cinematográfica em Portugal, desde sempre marcada pela precariedade e falta de meios.

A decorrer entre 15 e 19 de Abril, com a exibição de 37 filmes em 16 sessões, a edição deste ano vai espalhar-se por Lisboa, inclusive a espaços pouco habituados a projeções de filmes, como o Reservatório da Mãe de Água ou o Auditório do Hospital Júlio de Matos.

Pela primeira vez este ano, a Apordoc – Associação pelo Documentário está encarregue em exclusivo da organização do evento, co-produzido pela Câmara Municipal de Odivelas e a Cinemateca Portuguesa.

Deixe um comentário