Filme de Simão Cayatte vence competição no MOTELx 2015
O filme Miami, de Simão Cayatte, sobre uma adolescente cujos sonhos de fama se transformam numa perigosa obsessão, venceu o Prémio Mov MOTELx, para Melhor Curta de Terror Portuguesa. O júri, constituído pelo actor Albano Jerónimo, o diretor do festival de Festival de Sitges Mike Hostench e pela escritora e argumentista Kier-la Janisse, justificou a sua escolha ao apontar que o filme “tinha uma história e argumento que resultam num final satisfatório mas, que ao mesmo tempo, abrem espaço à continuidade da narrativa e à sua mitificação, tal como a personagem principal almeja no filme”.
O prémio corresponde a um valor monetário de 5000 euros e um fim-de-semana de inspiração num hotel. Esta curta-metragem, que conta no elenco com as presenças de Alba Baptista, Filipa Louceiro, Leonor Vale e Raquel Castro, fica desde já automaticamente seleccionada para o Méliès d’Or para Melhor Curta-Metragem Europeia, que é anualmente atribuído no Festival de Sitges (em Espanha) pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico.
Simão Cayatte (n. 1984) é licenciado em teatro pela Universidade de Goldsmiths em Londres onde estudou live-art e encenação e estudou depois cinema na Universidade de Columbia em Nova Iorque. Em 2011 sua curta-metragem A Viagem estreou no Festival de Cannes.
O júri atribuiu ainda uma menção honrosa a Andlit, filme realizado por João Figueira, o mais jovem cineasta alguma vez presente nesta competição. Trata-se um filme de animação que nos mostra um robot que habita um edifício abandonado e que estuda a vida dos seres humanos através das imagens de um catálogo de pintura.

Deixe um comentário