Últimas notícias

Queer Porto 1 abre hoje com “Sangue Azul”

"Sangue Azul"

Sangue Azul, de Lírio Ferreira protagonizado por Daniel Ferreira), e Praia do Futuro, de Karim Aïnouz, dois títulos marcantes do atual cinema queer brasileiro integram a programação doQueer Porto 1 – Festival Internacional de Cinema Queer, que decorre entre os dias 7 e 10 entre o Teatro Rivoli, Mala Voadora, Maus Hábitos e Galeria Wrongweather. Além destes dois filmes, que representam respetivamente a abertura e encerramento do festival, a programação, revelada esta semana, inclui ainda títulos como os documentário Regarding Susan Sontag, de Nancy D. Kates (que passa hoje, às 19.00 no Rivoli) com Rabo de Peixe de Joaquim Pinto e Nuno Leonel ou as ficções Mariposa de Marco Berger ou Dólares de Arena de Laura Amelia Guzman e Israel Cardenas, filme que tem Geraldine Chaplin como protagonista. Temáticas como “a situação na Síria, a prostituição, o processo da transsexualidade, a influência da feminista e filósofa Susan Sontag ou o passado colonial da Califórnia” cruzam os olhares queer da Competição Oficial, com 12 ficções e documentários que serão exibidos no Auditório Isabel Alves Costa do Teatro Municipal Rivoli. A programação de hoje nesta sala inclui, além de Regarding Susan Sontag (às 19.00) e Sangue Azul (às 21.30) a exibição de The Night (às 17.00), um exemplo da emergente cinematografia queer chinesa.

À competição oficial o Queer Porto 1 junta ainda a apresentação de dois programas de curtas-metragens e instalações-vídeo, “onde se confrontam os conceitos de público e privado, com um enfoque especial no Médio Oriente e na obra de Roy Dib e Akram Zaatari, e uma homenagem ao fotógrafo e realizador norte-americano Bob Mizer”, uma noite de performances com artistas do Porto e internacionais que trabalham hoje a temática queer e um programa de telediscos comentados.

Segundo o press release emitido,

“o desejo antigo de criar na cidade do Porto um festival de temática queer, com programação própria e inédita, será finalmente concretizado de 7 a 10 de outubro. A Associação Cultural Janela Indiscreta, organizadora do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, desde 1997, inaugura este ano o Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer, cruzando diversas linguagens artísticas, sempre em articulação com o cinema, e envolvendo os próprios criadores da cidade”.

José Capela, diretor artístico da Mala Voadora, Toby Ashraf, diretor do Berlin Art Film Festival, e Rui Filipe Oliveira, produtor da RTP, integram o júri do Queer Porto 1– Festival Internacional de Cinema Queer. O prémio, no valor de 3.000,00€ é atribuído pela RTP2, pela compra dos direitos de exibição do filme premiado. O festival conta com um total de 28 filmes, provenientes de 13 países.

Podem consultar aqui toda a programação do Queer Porto 1.

Deixe um comentário