Jameson Urban Routes regressa hoje ao Cais do Sodré
Texto: FRANCISCO GONÇALVES SILVA
O Jameson Urban Routes, festival nascido em 2006, tornou-se ao longo do tempo numa referência e catapulta de interessantes projectos de música eletrónica e urbana, tanto internacional como nacional.
Dividido por cinco dias, 22, 23, 24, 30 e 31 de Outubro, o Music Box começa por chamar ao palco os portugueses Cave Story, seguido do regresso das Pega Monstro para apresentar o segundo álbum de originais Alfarroba, ficando a fase clubbing entregue ao francês Pilooski, seguido do português Magazino.
Sexta-feira, 23, o palco fica à mercê do synth pop lo-fi das Telepathe. De regresso a Portugal, desde o seu concerto em 2009, estreiam em Lisboa o segundo disco de originais Destroyer. Inicialmente para um concerto com banda, El Guincho apresenta-se em formato DJ set, de onde se espera algumas nuances do que poderá vir no quarto álbum de originais. Para encerrar a pista ficam encarregados Famifox, Nunex e Babaz Fox da Príncipe Discos, não antes esquecendo a apresentação do álbum de estreia dos portugueses Holy Nothings pelas 22h30.
Inga Copeland (na foto), metade do projecto Hype Williams, agora em hiato, estreia-se a solo no Sábado, dia 24, para apresentar Because I’m Worth It, editado em 2014. Quase a editar o terceiro álbum, os Paus antecipam a chegada do britânico Andy Stott, que passou por Lisboa no início do ano para apresentar o aclamado Faith In Strangers.
Os franceses La Femme, que pisam pela primeira vez em solo nacional, conseguiram a proeza de esgotar, até agora, o único dia, já na segunda semana do Jameson Urban Routes. Sur La Planche mostrou ao mundo o que esta banda, composta por nove elementos, é capaz. Psycho Tropical Berlin é um álbum rico e com fortes capacidades de se tornar num marco da nova vaga de rock psicadélico. Há também Xinobi em formato live, seguido de Hyenah e Mike Stellar a encerrar a sexta-feira, dia 30.
Encerra-se a edição desde ano no sábado, 31 de Outubro, com a improvável colaboração dos canadianos Suuns aos Jerusalem in my Heart, bem como o ritual performativo dos HHY & The Macumbas, não antes da apresentação de Ricardo Remédios pelas 22h30. Pelas 02h00, RP Boo, um marco do footwork de Chicago, toma conta do Musicbox até Blastah dar por concluída mais uma edição, que se espera marcante, do Jameson Urban Routes.
Os bilhetes diários custam 14 euros, com excepção do dia 30 de Outubro e dos passes gerais que já se encontram esgotados. O primeiro dia do festival, hoje, é de entrada gratuita.

Deixe um comentário