Últimas notícias

“Carol” lidera as nomeações para os Globos de Ouro

"Carol", de Todd Haynes

A Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood revelou os nomeados para a 73ª edição dos Globos de Ouro, cuja cerimónia se realizará dentro de um mês, no dia 10 de janeiro. O campeão das nomeações é Carol, de Todd Haynes, com cinco indicações (entre elas, melhor filme, realizador e melhor atriz, aqui com duas nomeações, respetivamente para Cate Blachett e Rooney Mara). O filme tem data de estreia em Portugal agendada para o dia 4 de fevereiro.

Com quatro nomeações, destacam-se Steve Jobs, de Danny Boyle (que candidata Michael Fassbender e Kate Winslet, nas categorias de ator principal e atriz secundária, Aaron Sorkin, pelo argumento, e ainda a banda sonora assinada por Daniel Pemberton), The Revenant, de Alejandro G. Iñárritu, que concorre para melhor filme, realizador, ator (Leonardo DiCaprio) e banda sonora (Ryuichi Sakamoto e Alva Noto), e a Queda de Wall Street, de Adam McKay (nomeado para melhor filme na categoria de musical ou comédia e indicando Christian Bale e Steve Carell para melhores atores).

Contam-se ainda entre os principais nomeados The Hateful Eight, de Quentin Tarantino (com três nomeações, entre elas a de atriz secundária, para Jennifer Jason Leigh, e a de argumento, da autoria de Tarantino), Spotlight, de Tom McCarthy (nas categorias de melhor filme, realizador e argumento), e A Rapariga Dinamarquesa, de Tom Hooper (com Eddie Redmayne a obter uma nomeação como ator pelo segundo ano consecutivo, depois de no ano passado ter ganho o Globo e o Óscar, e Alicia Vikander a conseguir a nomeação de melhor atriz, que acumula com a de atriz secundária por Ex Machina).

Também Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller, obtém reconhecimento com duas nomeações em categorias maiores (filme e realizador). Há que referir o facto algo insólito de O Marciano, por cuja realização Ridley Scott está nomeado, surgir, como melhor filme e ator (Matt Damon), na categoria de musical ou comédia – já no ano passado Julianne Moore tinha sido nomeada para melhor atriz em musical ou comédia por Mapas para as Estrelas, de David Cronenberg (um thriller, irónico e satírico, sim, mas longe da comédia e ainda mais do musical…)

No plano do pequeno ecrã, estão nomeadas para melhor série de drama Empire (Fox), A Guerra dos Tronos (HBO), Mr. Robot (USA Network), Narcos (Netflix) e Outlander. Mr. Robot é uma das que mais se destacam, com nomeações também para ator principal (Rami Malek) e secundário (Christian Slater).

As restantes nomeações podem ser consultadas aqui.

Deixe um comentário