Últimas notícias

A aventura de uma fã dos Beatles

Texto: PEDRO DE FREITAS BRANCO, no Rio de Janeiro

A aventura de uma fã dos Beatles que vai do Rio de Janeiro a Londres em 1967 e que acaba por cantar numa sessão de “Across The Universe finalmente contada em livro pela própria.

A saga de Elizabeth Villas Boas Bravo, mais conhecida por Lizzie Bravo, é a extraordinária aventura da adolescente carioca, aluna de um colégio de freiras que, em Fevereiro de 1967, viajou para Londres para passar férias com uma amiga e só regressou definitivamente ao Rio dois anos depois. Tudo pela vontade indómita de ver os Beatles em carne e osso. Ou melhor, pela ambição de conhecer John Lennon, sua paixão absoluta. Porém, Lizzie foi mais longe do que isso. Pelo meio, a 4 de Fevereiro de 1968, entrou nos estúdios Abbey Road para cantar Across the Universe com os Fab Four – versão disponível na compilação Past Masters. O resto é história, como se costuma dizer. História que merece ser descoberta, escalpelizando as 300 páginas agora partilhadas.

Do Rio a Abbey Road é uma obra idealizada em 1980 e desenvolvida ao longo de 35 anos até que a melhor forma de apresentar o texto fosse encontrada. Um trabalho de amor e perseverança.

A narrativa é comandada pelos diários de época de Lizzie e por testemunhos de outras companheiras de rota. Trata-se de um livro graficamente atraente, de capa dura, profusamente ilustrado por fotos exclusivas dos Beatles, coloridas e a preto e branco, a maior parte das vezes registadas pela própria autora.

Folheando o volume, senti-me viajante numa cápsula do tempo. E, aparentemente, não fui o único. Mark Lewisohn, “autoridade Beatle” mundial, também sucumbiu ao apelo do passado logo na primeira linha do seu prefácio: “Quando tinha 9 anos, eu queria ser Lizzie Bravo.”

“Do Rio a Abbey Road”, de Lizzie Bravo, edição de autor (2015)

Deixe um comentário