Últimas notícias

Maurice White (1947-2016)

Morreu aos 74 anos o fundador e alma dos Earth Wind and Fire, músico também com importante trabalho como produtor na área do rhythm and blues sobretudo nos anos 70 e 80.

Morreu, aos 74 anos, o fundador e alma dos Earth Wind & Fire, banda nascida em 1969 e que, cruzando caminhos da soul, funk, pop, jazz e expressões pioneiras do disco, teve particular impacte nos anos 70, sobretudo com os álbuns That’s the Way of the World (1975), Gratitude (1975) e Spirit (1976). Banda de formação numerosa, incluindo o cantor Philip Bailey e o baixista Verdine White (irmão de Maurice), os Earth Wind & Fire nunca deixaram de estar ativos, tendo já conhecido inúmeras alterações à sua formação. Maurice afastou-se dos palcos em meados dos anos 90, algum tempo depois de lhe ser diagnosticada a doença de Parkinson.

Filho de um médico de Memphis (no Tennessee) que tocava saxofone e tinha Booker T entre o seu grupo de amigos, Maurice mudou-se para Chicago nos dias de juventude e foi inicialmente baterista de estúdio em algumas sessões de gravação para discos da Chess Records, tocando, entre outros, para nomes como os de Etta James, Muddy Waters ou Fontella Bass.

Em meados dos anos 60 integrou o Ramsey Lewis Trio antes de encetar com alguns amigos um coletivo de autores do qual nasceria o núcleo inicial dos Earth Wind & Fire que refletem a mudança de Chicago para Los Angeles onde outros horizontes se abrem pela sua frente.
Apesar de essencialmente focado no trabalho dos Earth Wind & Fire, Maurice aceitou produzir discos de outros artistas (entre eles Barbra Streisand, Deniece Williams ou os Atlantic Starr) e chegou a gravar a solo, em paralelo à banda. – N.G.

Deixe um comentário