A arte do trio, segundo Elena Langer
Texto: NUNO GALOPIM
De origem russa (nasceu em Moscovo em 1974) e há já alguns anos a residir em Londres, a compositora Elena Langer tem já uma obra considerável, sobretudo para voz e agrupamentos de câmara, tendo já assinado, entre outras, as óperas Ariadne (2002) e The Girl of Sand (2003), ambas com libretos de Glyn Maxwell.
Numa altura em que que prepara, para dia 21, em Cardiff, a estreia da ópera Figaro Gets a Divorce, Elena Langer edita, pela Harmonia Mundi uma série de canções, com destaque para Landscape With Three People, que junta a um pequeno ensemble (com violino, viola, violoncelo, cravo e piano) as presenças dos cantores Anna Dennis (soprano) e William Towers (contratenor) e do oboísta Nicholas Daniel.
O alinhamento inclui ainda canções mais antigas da compositora, entre as quais Snow, The Storm Cloud ou o díptico Two Cat Songs.
A partir de poemas de Lee Harwood, o ciclo Landscape With Three People observa o interesse da compositora na exploração das possibilidades do trabalho vocal num quadro texturalmente cuidado, mas discreto ao ponto de nunca haver quem desvie atenções maiores para lá do jogo entre os dois cantores, nem mesmo o oboé que se destaca do restante ensemble instrumental.
“Landscape With Three People”, de Elena Langer, acaba de surgir em edição em CD pela Harmonia Mundi.


Deixe um comentário