Últimas notícias

Morreu a voz que, no metro de Londres, nos dizia “mind the gap”

Foi profissional de rádio, chegando a trabalhar para a BBC. Mas foi por outro trabalho que a notícia da sua morte afinal nos tocou a todos. Pelo menos quem foi a Londres e viajou de metro ouviu a sua voz. Era ele quem avisava, à chegada e partida de cada comboio, para termos cuidado com o espaço vazio entre a carruagem e a plataforma… “Mind the Gap”, assim escutamos, numa voz masculina firme, um aviso que há muito se tornou banda sonora desses percursos entre as várias linhas de metro londrinas. Chamava-se Phil Sayer e, aos 62 anos, morreu vítima de um cancro.

A ideia de juntar um aviso pré-gravado às várias estações de metropolitano e também de comboios, não só em Londres mas também noutros lugares do Reino Unido, data de 1968. Tornara-se impossível aos funcionários de casa estação estar a avisar os passageiros para essa cautela a ter no momento de entrar e sair das carruagens. “Please mind the gap bewteen the train and the platform”… E, pouco depois, “Stand clear of the doors, please”.

A forma como enunciava as frases, em particular a expressão “mind the gap” era tão marcante que se tornou um ícone. Ao ponto de haver até entre nós uma banda que tomou essa expressão como nome.

Phil Sayer, que foi escutado através dos microfones da BBC nos anos 80, é a voz que escutamos no aviso áudio que conhecemos e escutamos sempre que por aquelas estações passamos. A rádio era na verdade já uma memória antiga do seu trabalho já que, depois da BBC, criou com a sua mulher uma companhia que faz dobragens. Além do aviso que o tornou célebre nas estações de metro, a voz de Phil Sayer foi escutada em vários outros avisos de tráfico ferroviário em várias linhas de metro e de comboio. – N.G.

Deixe um comentário