You know it all, Jon Snow
Texto: NUNO CARDOSO
14 de junho de 2015. No último episódio da quinta temporada, o chamado “menino bonito” de A Guerra dos Tronos era atraiçoado e esfaqueado pelo grupo que lidera, a Patrulha da Noite. A série despedia-se do público com um plano zoom in sobre um Jon Snow deitado no gelo, a esvair-se em sangue.
15 de junho de 2015. O dia seguinte. A morte – ou talvez não, é essa a grande dúvida dos fãs para a sexta temporada da trama, que regressa a Portugal no Syfy esta segunda-feira – da personagem interpretada pelo britânico Kit Harington gerou uma histeria mediática global pelas mãos dos media, da blogosfera e das redes sociais.
O cliffhanger deixado pela série inspirada na obra de George R. R. Martin não só bateu recordes de discussão nas redes sociais através de hashtags tão dramáticas como #OMGJonSnowIsDead, #RIPJonSnow, #OMGIHateGameOfThrones, e outras que tais, como se manteve um tópico aceso ao longo de 2015.
De tal forma que, provavelmente, são mais os que conhecem o nome Jon Snow do que o do ator que o interpreta. Aliás, deverão ser muitos os que nunca viram A Guerra dos Tronos e, mesmo estando a leste do fenómeno de popularidade em que se tornou, já ouviram falar ou leram sobre Snow.
Para os produtores de A Guerra dos Tronos, David Benioff e D. B. Weiss, foi uma espécie de galinha dos ovos de ouro. A série foi o programa de TV mais comentado no Twitter e no Facebook em 2015 ao nível mundial. Aliás, no ano passado, muito poucas ou talvez nenhuma personagem de uma série tenha sido tão noticiada, comentada e mediatizada como esta, talvez com a exceção do regresso dos agentes Mulder e Scully.
Ampliada pela franja de adolescentes – e não só – com hormonas que palpitam pelas feições e pelos caracóis de Snow, a popularidade do filho bastardo de Ned Stark levou a um desmedido frenesim de rumores e notícias na segunda parte de 2015. Se um dos atores da série deixa descair qualquer tipo de informação ou dica sobre Snow, um batalhão de notícias. Se Kit Harington opta por não cortar o cabelo quando terminam as gravações da série, outro batalhão de notícias. Se o ator é fotografado pelos paparazzi em Belfast, um dos locais de filmagem da trama, outro batalhão de notícias.
Está ou não Jon Snow efetivamente morto? Ressuscitará ou não pela magia de Melisandre? São as perguntas que milhões de espectadores fazem por estes dias, em vésperas do regresso de A Guerra dos Tronos. Qualquer que seja a resposta, está para breve. E ainda bem. Enterre-se este histerismo isolado. A série merece. Os excelentes atores que a tornam numa das melhores séries da atualidade também.
“You know nothing Jon Snow”, dizia-lhe uma apaixonada Ygritte na série. Pelo contrário. Tornou-se na personagem mais popular de uma série sem ser, nem de perto nem de longe, a mais complexa, aprofundada ou melhor interpretada – Peter Dinklage e Lena Headey, o primeiro ao longo de toda a série e a segunda especialmente pela brilhante cena de humilhação na quinta temporada, mereciam o dobro da atenção de Kit Harington. You know it all, Jon Snow.

Deixe um comentário