Debate assinala hoje o lançamento da obra de Tarkovsky em DVD
Um debate e as gravações das apresentações de alguns dos títulos da filmografia de Andrei Tarkovsky, feitas por ocasião do ciclo que decorreu entre o Cinema Nimas (Lisboa) e o Teatro do Campo Alegre (Porto) são motivos para voltar a contactar com a sua obra, agora que chega a edição da sua integral em DVD.
Hoje, segunda-feira, pelas 20.00, o Nimas chamará ao palco a presença de José Manuel Mouriño, documentarista e ensaísta. Com ele o debate, sobre não apenas o cineasta cuja obra é lançada em DVD, mas também a programação do ciclo dedicado ao cinema russo que ali está a decorrer, contará também com Mário Jorge Torres, crítico, ensaísta e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A caixa com a integral em DVD da obra de Andrei Tarkovsky que ali será apresentada inclui como extra do disco dedicado ao filme de 1960 O Rolo Compressor e o Violino, as apresentações de Nostalgia por Pedro Mexia, de Andrei Rublev por Rui Chafes e de Stalker por José Tolentino de Mendonça.
Esse disco junta ainda uma conversa histórica entre Andrei A. Tarkovsky (filho do realizador e o grande dinamizador da divulgação e estudo da sua obra), José Manuel Moriño e Alberto Ruiz de Samaniego.

Deixe um comentário