Últimas notícias

Ecos da Grande Guerra, segundo Michael Nyman

Texto: NUNO GALOPIM

A edição do ciclo de canções “War Work – 8 Songs With Film” é uma das novas propostas do catálogo da editora que o próprio Michael Nyman criou para levar a sua música a disco.

A partir de poemas que evocam os tempos da Primeira Guerra Mundial, um ciclo de oito canções orquestrais de Michael Nyman assinala uma das edições que o compositor juntou já este ano a um catálogo que sublinha uma ideia de gestão dos destinos discográficos da sua música pelas suas próprias mãos. Tal como o fazem Wim Mertens pela sua Usura Music ou Philip Glass através da Orange Mountain Music, seguindo uma ideia na verdade já antes posta em prática por Karlheinz Stockhausen na sua Stockhausen Verlag, Michael Nyman optou por chamar a um selo discográfico por si gerido a condução das opções editoriais da sua música, ora reeditando registos históricos antes lançados em outros catálogos, ora lançando aqui as novas gravações que fazem assim da MN Records a voz ativa de uma carreira ainda em construção.

War Work – Eight Songs with Film é a primeira edição em disco de uma obra originalmente estreada em 2014, assinalando então o centenário da eclosão da Primeira Guerra Mundial. Ciclo dividido em dois conjuntos de quatro canções, precedidos cada qual por andamentos orquestrais, War Work tem como ponto de partida poemas escritos por autores que perderam a sua vida nesses combates entre 1914 e 1918.

Gravado pela Michael Nyman Band, com a voz de Hillary Summers, o ciclo mostra afinidades para com a sonoridade de alguns trabalhos orquestrais que Nyman assinou na viragem dos anos 80 para 90, afastando-se assim de um certo lirismo pelo qual o impacte da banda sonora de O Piano a dada altura o conduziu, e cruzando ainda elementos da literatura e da música de três polos maiores do conflito de então (Reino Unido, França e Alemanha), War Work é talvez o seu mais interessante trabalho dos últimos tempos e serviu, discograficamente, para abrir um ano de intensa atividade editorial na MN Records, que tem vindo a reeditar uma série de títulos que assim garantem à obra de Nyman uma presença viva entre a oferta tanto em suporte físico como nas plataformas digitais.

Além das caixas antológicas Songs e Opera, que garantem uma representação do historial do compositor, a série de lançamentos tem procurado percorrer a sua obra para piano e também a que, ao longo dos anos, foi compondo para o cinema. Dos discos de piano a MN Records disponibilizou já este ano The Piano Sings, Piano Trios 1992-2001 e The Piano Sings 2. Entre a música para cinema há reedições de The Piano, The Libertine e The Draughtsman’s Contract. E, para um retrato das suas criações de raiz há novamente em cena edições de Mozart 252 e o álbum a que chamou simplesmente Michael Nyman, pelo qual há peças fulcrais na definição da fase minimalista da sua obra como In Re Don Giovanni, M-Work ou Secondary Treat.

Michael Nyman
Micheel Nyman Band + Hillary Summers
“War Work – 8 Songs With Film”
MN Records

Deixe um comentário