O prazer comunal da canção
Texto: DANIEL BARRADAS
Neko Case, K.D. Lang e Laura Veirs juntaram-se para fazer o álbum Case/Lang/Veirs. Lang teve a ideia e confessa sempre ter tido a fantasia de fazer parte de uma banda ou de um colectivo à la Traveling Wilburys (a banda que juntou Bob Dylan, George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison e Tom Petty no final dos anos 80). Se o disco surge de surpresa, não é no entanto inesperado o encontro musical destas três cantoras/autoras já que os seus planetas orbitam relativamente perto uns dos outros no sistema solar da folk americana.
O álbum resultou num verdadeiro trabalho de grupo onde houve espaço para as três “cantautoras” partilharem letras, melodias e partes vocais. Ocasionalmente emergem marcas autorais, seja na voz ou no estilo melódico (Greens of June é tão claramente Veirs, tal como Honey and Smoke é Lang), mas a magia do disco reside precisamente na fusão das três vozes e dos três universos que se complementam perfeitamente.
O primeiro single, Atomic Number, o tema que abre o álbum, é precisamente o melhor exemplo da comunhão de vozes (nos sentidos literal e lato do termo) que aqui nos é dado a desfrutar.
As cantoras confessam que foi difícil deixar o ego à porta para trabalharem em conjunto mas o resultado valeu bem a pena. Ao longo de 14 deliciosas canções temos um daqueles momentos em que se prova que a melhor música é um momento de partilha e harmonia.
Talvez desde os discos familiares dos McGarrigle/Wainwright (The McGarrigle Hour e The McGarrigle Christmas Hour) que não tÍnhamos num disco este espírito comunal que é tão essencial à canção folk americana. Em Case/Lang/Veirs está filtrado pela perfeita produção de estúdio mas mesmo assim, e até nos seus momentos mais negros (Why do we fight), o que passa para quem ouve é uma certa euforia do prazer de fazer música em conjunto. E estas três senhoras certamente sabem o que fazem.
Resta esperar que esta bela reunião chegue aos palcos e que eventualmente possa passar por Portugal. Será a nossa vez de unir a nossa energia à delas.
Case / Lang / Veirs
“Case / Lang / Veirs”
Anti
★★★★


Deixe um comentário