Últimas notícias

Mais cinema russo para ver no Nimas este verão

"O Regresso"

O cinema russo vai continuar a estar em destaque no Nimas (Lisboa) e, a partir do próximo dia 14, chega ali o ciclo “Um Verão Russo” com obras desde os pioneiros até aos realizadores mais significativos do presente, num total de 40 filmes. Cada um dos filmes poderá ser visto uma única vez ao longo das três semanas em que decorre o ciclo.

De Alekandr Sokurov, de quem estreia Francofonia a 14 de julho, serão mostrados os títulos da tetralogia do Poder: Moloch, Taurus, O Sol e Fausto, assim como Mãe e Filho, Pai e Filho e Alexandra. De Andrey Zvyagintsev, outro dos nomes maiores do cinema russo atual, são recordados os três filmes estreados entre nós: O Regresso, Elena e Leviatã.

Um das novidades deste ciclo é a exibição das duas obras de Vitali Kanewvski: Não Te Mexas, Morre e Ressuscita e Uma Vida Independente. Marlen Khutsiev, Serguei Bondsrchuk,Andrei Konchalovsky, Nikita Mikalkov, Elem Klimov e Larisa Sepitko são nomes igualmente a revisitar.

O ciclo inclui a obra completa de Andrei Tarkovsky e títulos-chave da filmografia de Sergei Eisenstein como O Couraçado Potemkine, Outubro, Alexandre Nevsky e as duas partes de Ivan, O Terrível. De entre os pioneiros são também recordados O Homem da Câmara de Filmar de Dziga Vertov, A Casa na Praça Trúbnaia de Boris Barnet e Arsenal de Aleksander Dovzhenko.

Podem consultar a programação aqui.

Deixe um comentário