Berlim sem muros musicais
Texto: DANIEL BARRADAS
No momento em que os festivais de música parecem ter-se tornado equivalentes aos cinemas multiplexes, onde o que importa é vender “pipoca”, tentar agradar a todos e a música passa quase a ter papel de… hum… papel de parede, é bom ver que ainda podem surgir eventos com vontade de verdadeiramente celebrar a música e os músicos.
O conhecido e boémio hotel Michelberger em Berlim leste juntou-se com a promotora Stargaze (responsável pelo tributo a Bowie dos BBC Proms deste ano), Vincent Moon (dos famosos take-away shows da Blogothéque) e alguns conhecidos músicos para fazer acontecer um evento verdadeiramente único.
Durante uma semana mais de 80 músicos de diversos países irão hospedar-se no hotel e criar música em conjunto, sem regras, planos ou fronteiras. Entre os participantes destacam-se os nomes mais sonantes de Aaron Dessner (The National), Justin Vernon (Bon Iver), Erlend Øye (Kings of Convenience), Shara Nova (My Brightest Diamond) e Yoann Meloine (Woodkid), mas há também elementos de bandas como Múm, Notwist, Poliça, Alt-J, os brasileiros Metá Metá e até mesmo o Coro Juvenil de Berlim.
Prometem música nova, arranjos únicos e acima de tudo, muita colaboração. O resultado será apresentado ao público nos dias 1 e 2 de Outubro na Funkhaus, os antigos estúdios da rádio de Berlim leste. Em ambos os dias os concertos começam às 14.00 em vários palcos e não há hora para acabar.
É um evento sem fins lucrativos, onde os músicos participam sem remuneração e a venda de bilhetes (88 euros para os dois dias) serve para cobrir os custos de produção.
Para quem não se conseguir deslocar a Berlim para testemunhar o evento ao vivo, resta a esperança de que o nome de Vincent Moon na produção signifique que haverá uma cobertura video exaustiva não só das actuações frente ao público, mas de toda a semana criativa que os músicos irão ali protagonizar.
Os bilhetes compram-se aqui:
http://michelbergermusic.com

Deixe um comentário