Últimas notícias

A falta que faz a visão

A gestão moderna – seja no governo dos países, nas empresas, ou mesmo na nossa vida pessoal – deve muito pouco à Economia e muito mais à filosofia, à cultura, talvez mesmo à poesia.
Multiplicam-se nas livrarias os livros e guias de gestão baseados, por exemplo, no Império Romano, na Arte da Guerra, nos filmes dos irmãos Marx… e nos Beatles. É o que escreve Jay Jay French, líder da banda nova-iorquina de glam rock Twisted Sister (1972-1986).

Após o fim do grupo, John French Segall, de seu verdadeiro nome, seguiu uma modesta carreira de produtor e dedicou-se ao mundo dos negócios, ganha algum dinheiro a dar conferências para empresários e escreve na Inc, uma revista americana de economia especialmente focada na inovação e no empreendedorismo.

Num dos últimos artigos, cita o exemplo dos Beatles cujo sucesso assentou no facto de todos os seus elementos terem uma Visão clara. Além, é claro, de um imenso talento.

A Visão é um termo que eclodiu nas últimas décadas, especialmente no mundo da política e dos negócios, e que, em síntese, define os objectivos (do político, da empresa, da banda…), expressando-os de uma forma motivacional. Normalmente, a Visão resume-se a um parágrafo de duas ou três frases. Algo muito próximo do “I have a dream…”, de Martin Luther King.

O que Jay Jay French escreve na Inc é que dificilmente alguém alcança um sucesso claro e duradouro se não tiver uma Visão clara do que quer alcançar.

A Visão dos Beatles era chegar ao top. Ou melhor, ao “toppermost of the popermost”. E a sua Visão, qual é? – João Morgado Fernandes

Link

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: