Últimas notícias

Reencontros com as origens de Blake & Mortimer

“O Bastão de Licurgo”, novo livro da série criada há quase 70 anos por Edgar P. Jacobs apresenta uma prequela do clássico “O Segredo do Espadão”. Essa aventura inaugural regressa entretanto numa nova versão em um só volume.

Neste momento são já mais os álbuns pós-Jacobs que os que os que o criador das personagens Blake & Mortimer assinou com estas duas personagens entre 1946 (quando as primeiras pranchas de O Segredo do Espadão surgiram na revista Tintin) e 1987, quando a sua morte deixou inacabadas As 3 Fórmulas do Professor Sato. Com um ou outro volume melhor, a verdade é que nenhuma das aventuras pós-Jacobs alguma vez chegou ao nível daquelas que desta série fizeram uma das maiores referências no universo da BD franco-belga. Esta é contudo uma “fórmula” de sucesso. E mesmo longe das visões que Edgar P. Jacobs nos deu em títulos maiores como O Mistério da Grande Pirâmide, O Enigma da Atlântida (cuja narrativa passa por território português), A Armadilha Diabólica ou o clássico dos clássicos que é A Marca Amarela, os novos lançamentos continuam a cativar a atenção de novos e velhos admiradores. Falo por mim até: não falho um novo lançamento. A reta final de 2014 deu-nos assim novos motivos para reencontros com o universo de Blake & Mortimer. Uns já com história feita, uns de nova produção. Uns melhores, outros nem por isso. Mas entre eles reafirmando a longevidade de um fenómeno que vai a caminho dos 70 anos de vida (a assinalar em 2016).

Comecemos pela novidade. Criado pela dupla Yves Sente e André Juillard – que no passado tinha já assinado os álbuns A Conspiração Voronov (2000), Os Sarcófagos do 6º Continente (2003/4), O Santuário de Gondwana (2008) e O Juramento dos Cinco Lords (2012) – o novo O Bastão de Licurgo (no original em francês publicado como Le Batôn de Plutarque) segue uma lógica que o volume anterior desta série já colocara em cena: a vontade de criar sequelas (ou prequelas) de títulos concretos da obra de Jacobs. Publicado há um ano, e da autoria de Jean Dufaux, Antpoine Aubin e Étienne Schréder (todos eles em tempo de estreia neste universo), A Onda Septimus procurava laços de continuidade para com A Marca Amarela. Agora encontramos neste novo volume uma prequela que nos coloca em plena II Guerra Mundial, mas apontando o curso da narrativa a’O Segredo do Espadão. Se em Os Sarcófagos do 6º Continente tínhamos já recuado as dias do primeiro encontro entre Francis Blake e Philip Mortimer, O Bastão de Licurgo dá conta da crescente ameaça do Império Amarelo (que romperá a paz pouco depois do armistício de 1945) numa trama de espionagem que não só nos apresenta a figura do coronel Olrik, a base de Scaw Field, o protótipo do avião Golden Rocket e dá a entender as razões pelas quais os protagonistas moram em Park Lane. Apesar de uma geografia de cenários, que passa por um navio de guerra no oceano e pelo rochedo de Gibraltar, o álbum parece mais focado em acertar nós com a história que está pela frente que num aprofundar (visual, narrativo e até na escrita) da aventura, uma certa linearidade mantendo o novo esforço à distância do fôlego e profundidade das aventuras de Edgar P. Jacobs. Mesmo assim, e comparado com alguns títulos recentes da série, acaba por ser dos esforços mais equilibrados.

Um contraste pode fazer-se com uma versão integral de O Segredo do Espadão (para já apenas na versão original, em francês) que teve reedição. São 176 páginas de travo vintage, juntando aos dois álbuns originais (lançados dessa forma entre 1950 e 1953) as imagens usadas como capa na revista Tintin por altura da primeira publicação da história. O jogo de resistência ao ataque à escala mundial do déspota Basam-Damdu que, com trono no seu palácio no Tibete, quer ser o senhor de todo o planeta, cativa ainda, quase 70 anos depois. Aqui se adivinhavam já o sentido de ritmo, a profundidade na caracterização das personagens, a complexidade no estabelecimento de uma trama, um saber cinematográfico na composição e um traço inimitável que nos deram histórias de aventuras (quase) sempre com um travo de ficção científica e um sabor a thriller de espionagem.

Como complemento a este novo lançamento e à reedição (integral) da primeira aventura de Blake & Mortimer vale a pena assinalar o lançamento de uma edição especial do Le Point. Com o título Les Personages de Blake Et Mortimer Dans L’Histoire este volume evoca as aventuras criadas por Jacobs (exclui portanto as criações posteriores a As 3 Fórmulas do Professor Sato), juntando a focos de atenção sobre personagens (entre os quais os grandes vilões) e o próprio Jacobs, artigos sobre factos reais ou mitológicos a que cada álbum alude. Há assim textos sobre o medo do domínio asiático (a propósito de O Segredo do Espadão), os segredos funerários do antigo Egito (O Mistério da Grande Pirâmide), a Scotland Yard (A Marca Amarela), o continente mítico da Atlântida (naturalmente em O Enigma da Atlântida), o estudo do clima (S.O.S. Meteoros), a Guerra dos 100 Anos (A Armadilha Diabólica), o “caso” do colar de Maria Antonieta (O Caso do Colar) e a robótica (As 3 Fórmulas do Professor Sato). O volume inclui ainda uma lista dos títulos pós-Jacobs, assim como uma bibliografia com as BDs herdeiras de Blake & Mortimer ou títulos de ensaio sobre o seu criador e a sua obra. – Nuno Galopim

“O Bastão de Licurgo”
Yves Sente e André Juillard
ASA, 64 págs.
ISBN 9789892328294
( 3 / 5 )

“Le Secret de L’Espadon – Intégrale”
Edgar P. Jacobs
Ed. Blake & Mortimer, 176 págs.
ISBN 9782870971970
( 5 / 5 )

“Les Personages de Blake et Mortimer Dans L’Histoire”
Vários autores
Edição especial (capa dura) do ‘Le Point’
( 4 / 5 )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: