Últimas notícias

O fascinante e influente legado de Saul Bellow

Uma das mais importantes efemérides de 2015, no campo da literatura, será a celebração do centenário do nascimento de Saul Bellow (1915-2005).

Amplamente reconhecido como um dos maiores romancistas americanos do pós-guerra, o “legado” do autor de Herzog é um dos mais fascinantes da literatura do século XX. Influenciado pela narrativa existencialista europeia e por Franz Kafka, Bellow foi assim descrito pelo seu amigo e protégé Philip Roth: “As fundações da literatura americana do século XX foram providas por dois escritores – William Faulkner e Saul Bellow. Juntos eles são o Melville, o Hawthorne e o Twain do século XX.” E Christopher Hitchens descreveu-o desta forma: “A ficção e as personagens principais de Bellow refletem a sua ânsia de transcendência, um combate para superar não só as condições de gueto mas também as psicoses do gueto.”

Nascido em Lachine, no Quebeque, emigrou com a família aos 9 anos para o EUA, fixando-se em Chicago. E é nessa cidade que se ambientam parcialmente dois dos seus mais geniais romances, Herzog (1964) e O Legado de Humboldt (1975). Dois romances de ideias (que têm, porém, “o encanto de desconfiar das ideias”, como escreveu Richard Todd em The Atlantic Monthly), mas com uma profundidade psicológica, humanidade e perspicácia sobre o mundo moderno sempre vibrantes, entusiasmantes, sedutoras. Dois livros que muito contribuíram para pôr o escritor no caminho do Prémio Nobel da Literatura, que lhe foi atribuído em 1976, “pela sua capacidade de compreensão humana e cuidadosa análise da cultura contemporânea”. Herzog mereceu-lhe o National Book Award (prémio que ganhou três vezes, sendo o único romancista a conseguir esse feito) e O Legado de Humboldt o Prémio Pulitzer. Ambos têm edições portuguesas recentes, pela Quetzal. Também a Relógio d’Água publicou no ano passado Agarra o Dia (Seize the Day, 1956) e Henderson, o Rei da Chuva (Henderson the Rain King, 1959). – Nuno Carvalho

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: