O primeiro filme da série ‘Der Golem’ faz hoje cem anos
Faz hoje cem anos que teve estreia o primeiro de uma série de três filmes que, entre 1915 e 1920, exploraram a figura mítica do Golem. Realizado pelos alemães Paul Wegener e Henrik Galeen, Der Golem (estreado nos EUA como The Monster of Fate) conta a história de como um negociante de antiguidades encontra uma estátua de barro a que um rabi tinha dado vida quatro séculos antes. O antiquário devolve a vida ao Golem, colocando-o como empregado ao seu serviço. A estátua viva apaixona-se contudo pela mulher do homem que o trouxera de regresso ao mundo dos vivos e, ao não ser correspondido, comete uma série de assassinatos…
Filme de terror, o primeiro dos filmes que Paul Wegener – um pioneiro do expressionismo alemão – criou em volta da figura do Golem é contudo um filme há muito dado como perdido. A Cinemateca Alemã tem na sua coleção cerca de 108 metros de fragmentos do filme. Há, contudo, rumores sobre a eventualidade da existência de uma cópia completa.
Ao Der Golem de 1915 seguiram-se os filmes Der Golem und die Tänzerin (1917), de Paul Wegener e Rochus Gilese – também este um filme perdido – e Der Golem, wie er in die Welt kam (1920), de Paul Wegener e Carl Boese. Este, estreado internacionalmente com o título The Golem: How He Came Into the World é o único da trilogia que chegou aos nossos tempos. Em 2008 Black Francis apresentou uma banda sonora alternativa para este filme no San Francisco International Film Festival.

Deixe um comentário