Últimas notícias

O primeiro filme da série ‘Der Golem’ faz hoje cem anos

Estreado a 15 de janeiro de 1915 esta longa-metragem está dada como perdida apesar de, na Cinemateca Alemã, haver guardado em arquivo um total de 108 metros de fragmentos do filme.

Faz hoje cem anos que teve estreia o primeiro de uma série de três filmes que, entre 1915 e 1920, exploraram a figura mítica do Golem. Realizado pelos alemães Paul Wegener e Henrik Galeen, Der Golem (estreado nos EUA como The Monster of Fate) conta a história de como um negociante de antiguidades encontra uma estátua de barro a que um rabi tinha dado vida quatro séculos antes. O antiquário devolve a vida ao Golem, colocando-o como empregado ao seu serviço. A estátua viva apaixona-se contudo pela mulher do homem que o trouxera de regresso ao mundo dos vivos e, ao não ser correspondido, comete uma série de assassinatos…

Filme de terror, o primeiro dos filmes que Paul Wegener – um pioneiro do expressionismo alemão – criou em volta da figura do Golem é contudo um filme há muito dado como perdido. A Cinemateca Alemã tem na sua coleção cerca de 108 metros de fragmentos do filme. Há, contudo, rumores sobre a eventualidade da existência de uma cópia completa.

Ao Der Golem de 1915 seguiram-se os filmes Der Golem und die Tänzerin (1917), de Paul Wegener e Rochus Gilese – também este um filme perdido – e Der Golem, wie er in die Welt kam (1920), de Paul Wegener e Carl Boese. Este, estreado internacionalmente com o título The Golem: How He Came Into the World é o único da trilogia que chegou aos nossos tempos. Em 2008 Black Francis apresentou uma banda sonora alternativa para este filme no San Francisco International Film Festival.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: