Últimas notícias

Livro de Constança Saraiva vence Prémio Oficina do Cego 2014

O livro, publicado em 2013, tem como base o projeto Casa/Arquivo, que resultou de uma residência artística no Centro Social da Sé – centro de dia para idosos na freguesia da Sé, em Alfama, Lisboa.

Um Arquivo Poético sobre o Envelhecimento, de Constança Saraiva, é a publicação vencedora do Prémio Oficina do Cego 2014, que reconhece a melhor edição independente publicada em Portugal nos dois últimos anos.

O livro, publicado em 2013 pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, tem como base o projeto Casa/Arquivo, que resultou de uma residência artística no Centro Social da Sé – centro de dia para idosos na freguesia da Sé, em Alfama, Lisboa.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Museologia e Museografia, concluído em 2012, e constitui “o início de uma investigação teórico-prática sobre Arte e Comunidades, sobre as questões da velhice, o modo como a valorizamos e a sua curiosa ligação à infância”, lê-se no site da autora.

O prémio, atribuído pela Oficina do Cego, tem o valor de 300 euros, e “visa estimular a edição independente em Portugal, assim como criar uma comunidade crítica e de atenção para com este tipo de produção no nosso país”, lê-se no site da associação.
A primeira fase do prémio, a chamada “triagem de publicações” a partir de formatos digitais, chegou ao fim no dia 15 de novembro. Segundo a organização, foram recebidas 60 candidaturas – entre as quais publicações coletivas e livros de artista, livros de banda desenhada, de ilustração infantil, literatura trabalhada tipográfica, graficamente e/ou ilustrada, compêndios de desenho, diários de viagem, entre outras publicações.

Entre a data indicada e 15 de dezembro foram avaliadas as publicações propriamente ditas, tendo sido anunciada a escolha da publicação vencedora no dia 9 de janeiro.
Do júri fizeram parte dois membros convidados pela Oficina do Cego – Alice Geirinhas, artista plástica e docente, autora de banda desenhada e livros de artista, e Jorge dos Reis, autor, docente e tipógrafo – bem como o atual Presidente da Direção da Associação, Pedro Moura. – Helena Bento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: