Últimas notícias

Conferências que melhoram (e muito) as nossas vidas

Falar de temas complexos da forma mais simples e atraente possível. Nas Conferências TED, disponíveis online, isso já foi conseguido milhares de vezes.

Texto: JOÃO MORGADO FERNANDES

O sonho de Eric Whitacre era ser o quinto membro dos Depeche Mode ou dos Duran Duran. Mas eles não o aceitaram…

Esta história não é verdadeira. Trata-se apenas de uma maneira de agarrar a audiência. A relação de Whitacre com a música começou no coro do liceu e ele até começou por não achar muita graça. A verdade é que, nos dias de hoje, este compositor norte-americano é mundialmente famoso por dirigir coros que chegam a integrar duas mil pessoas. Através do Youtube.

Tudo isto e muito mais é contado pelo próprio, numa conferência que Björk elegeu como uma das suas preferidas nas TED Talks: “Seis conferências que são música para os meus ouvidos”. Há outro músico que aceitou elaborar uma playlist TED. Trata-se de Bono e acertaram se imaginam que são todas à volta do tema “Esperança” (entre as escolhidas está uma das mais populares de sempre: “Como a escola está a matar a criatividade”, por Ken Robinson).

As Conferências TED (inicialmente, correspondia a Tecnologia, Entretenimento, Design) nasceram em 1984 e têm um conceito muito simples, mas ambicioso: alguém, perito em determinada matéria e com grande poder de comunicação, sobe a um palco e, perante uma pequena audiência, conta uma história. Que pode ser uma descoberta científica descodificada, a ideia para um negócio, ou simplesmente a explicação pela qual nos apaixonamos e desapaixonamos com tanta facilidade. As conferência redundam quase sempre numa espécie de aula recheada de ensinamentos, e frequentemente assumem um carácter motivacional. São ainda excelentes para quem quer aprender a falar em público.

Nestas três décadas, as conferências disseminaram-se pelo mundo, nomeadamente através da derivação TEDx, que já passou por Aveiro e Lisboa.

No site podem ser encontradas centenas de conferências, organizadas das mais diversas formas.

Algumas têm legendas em várias línguas, português europeu incluído, e outras têm mesmo transcrição em texto.

“Ideias que vale pena disseminar”, é o slogan da TED. O muito ou pouco tempo que se perca a navegar por aqui nunca será verdadeiramente tempo perdido.

Site

Playlist de Björk

Playlist de Bono

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: