Últimas notícias

A odisseia que foi criar o tema de ‘Ficheiros Secretos’

Texto: NUNO CARDOSO

A Fox confirmou o interesse em trazer a série de culto de volta ao ecrã. E com ela, o icónico tema musical do genérico. Uma atribulada criação de Mark Snow que acabou por nascer… de um acidente com um cotovelo e a ajuda de uma canção dos The Smiths.

Twin Peaks, Twilight Zone, Seinfeld, Dallas, O Sexo e a Cidade, O Justiceiro, O Barco do Amor, Os Simpsons, MacGyver, A Rua Sésamo... Mas não se deixe enganar pela lista. São poucas as séries de TV que conseguem ser identificáveis nos primeiros cinco segundos do tema do respetivo genérico. Ficheiros Secretos, claro está, também faz parte do leque.

Numa altura em que a Fox confirmou o interesse em fazer uma nova temporada da série de culto dos anos 90, que revolucionou a forma de retratar a ficção científica e elevou o nome de David Duchovny (na pele do agente do FBI Fox Mulder) e Gillian Anderson (Dana Scully) a um patamar de reconhecimento mundial, importa recordar a odisseia que foi a criação do tema do genérico, o X-Files Theme, pela mão do nova-iorquino Mark Snow.

Dois meses: foi o deadline imposto pela Fox para a criação do tema. Snow criou um primeiro, com um arranjo energético, que o autor associava ao universo da ficção científica. Chris Carter, o criador da série, enviou-o para trás. Mostrou um segundo, e também foi recusado. Compôs um terceiro, e o mesmo voltou a acontecer. “O Chris dizia-me que não eram más, mas não estavam a funcionar. Disse-me para apagar tudo o que tinha feito, recomeçar do início e tentar criar um tema o mais simples possível, que o tornasse único”, contou Snow em entrevista.

Tentou, deu voltas à cabeça, e voltou a tentar. Nenhum deles estava à altura das expectativas de Carter. Frustrado com a aproximação do deadline, o inesperado acontece. “Lembro-me que deixei cair, acidentalmente, o meu cotovelo em cima do teclado, que estava ligado num determinado efeito de som, e, de repente, ouço um eco atrasado. Pensei: ‘Isto é bom!’”. Estava criada uma das primeiras camadas de som do tema que o mundo hoje conhece.

Depois de lhe juntar quatro notas – as primeiras que surgem no tema – Mark Snow foi preenchendo o tema do genérico, experimentando com piano, xilofone, instrumentos de cordas e até efeitos de vozes. Nenhuma delas estava a resultar. A peça final do puzzle chegou quando o criador de Ficheiros Secretos visitou Snow no estúdio, levando consigo o segundo disco dos The Smiths, que tinha sido reeditado um ano antes, em 1992, com uma faixa extra: How Soon Is Now. E esta foi mote de inspiração para compôr o resto do tema genérico, em concreto “o tom fúnebre da guitarra elétrica” e o assobio subtil de Morrissey perto do minuto 4’30”.

Chris Carter estava finalmente satisfeito com o tema principal da sua série. Mas quando se reuniram com três responsáveis da Fox para o mostrar, a reação não foi a que esperavam. “Eles não sabiam bem o que achar da música. Diziam: ‘Bom…’, ‘Isto é…’, ‘E o que é que o resto dos meus colegas acham?’”, conta Snow, acrescentando que tinha visto o episódio-piloto da série antes de criar o tema. Ainda assim, perante o ceticismo revelado, o X-Files Theme foi aprovado. “Quando a série se estreou e todos comentavam o tema principal da banda sonora, e os mesmos três responsáveis vieram falar comigo a felicitar-me. Diziam-me: ‘Nós bem te dissemos que o tema era fantástico’”, ri-se o compositor.

Mark Snow acrescenta que, depois disso, criou dez edits dessa versão apresentada, com ligeiras alterações e, por fim, um deles foi escolhido para a série-fenómeno exibida entre 1993 e 2002, e que chegou a picos de audiência de 20 milhões de espectadores nos EUA, tendo sido exportada para cerca de 70 países – talvez a reboque das barreiras derrubadas imediatamente antes pela irreverente Twin Peaks?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: