Os dias da crise no novo filme de Miguel Gomes
O sucessor do muito elogiado e premiado Tabu tem por título As Mil e Uma Noites e, conforme revela a produtora O Som e a Fúria, é uma obra em “três volumes” que se apresentam com os títulos respetivos O Inquieto, O Desolado e O Encantado. Cada um destes três volumes terá uma duração aproximada de duas horas e chegarão às salas portuguesas a partir do mês de outubro.
A mesma nota de imprensa acrescenta quem “não sendo uma adaptação do livro As Mil e Uma Noites, o filme inspira-se na sua estrutura”. As “histórias, lugares e personagens dos quais Xerazade nos irá falar” são projetadas num quadro de ficção construído a “partir de factos ocorridos em Portugal, durante os meses de agosto de 2013 a julho de 2014”, ou seja um “período em que o País viveu refém de um programa de austeridade e em que a generalidade dos Portugueses empobreceram”.
A sinopse foi já revelada: “Num País Europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde está inserido. Mas, incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes.”
Coprodução internacional, o filme apresenta Crista Alfaiate no papel de Xerazade. Pelo elenco surgem ainda nomes como os deLuísa Cruz, Adriano Luz, Carloto Cotta, Américo Silva, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Rogério Samora, Bruno Bravo, Diogo Dória, Maria Rueff, Dinarte Branco, Teresa Madruga, João Pedro Bénard, Margarida Carpinteiro, Isabel Cardoso, Cristina Carvalhal, Xico Xapas, entre outros.
Deixe uma Resposta