Últimas notícias

Katsuhiro Otomo ganha Grande Prémio do 42º Festival de BD de Angoulême

Texto: EURICO DE BARROS

O criador de Akira entra para a história do certame ao ser o primeiro autor japonês a conquistar esta distinção. Na edição deste ano, foi criado o Grande Prémio Especial Liberdade de Expressão, dado à equipa do Charlie Hebdo, e soube-se que o próximo álbum de Astérix sai em Outubro.

O desenhador japonês Katsuhiro Otomo, criador da série Akira, foi o vencedor do Grande Prémio do Festival de Banda Desenhada de Angoulême, cuja 42ª edição terminou no fim-de-semana nesta cidade francesa. Os outros dois candidatos deste ano eram o belga Hermann, autor de séries clássicas como Bernard Prince, Comanche, Jugurtha ou As Torres de Bois-Maury, e o inglês Alan Moore (Watchmen, V de Vendetta, Batman: Killing Joke, From Hell). Trata-se de um prémio histórico, porque Otomo torna-se no primeiro autor japonês de banda desenhada a ser premiado em Angoulême. O galardoado também realizou várias excelentes longas-metragens de animação como a adaptação de Akira (1986), Memories (1995) ou Steamboy (2006). No festival deste ano, foi também atribuído um Grande Prémio Especial Liberdade de Expressão à equipa do Charlie Hebdo. Este prémio passará a fazer parte do palmarés do certame.

Os álbuns distinguidos este ano foram: L’arabe du futur- Une Jeunesse au Moyen Orient (1978-1984), de Riad Sattouf (Melhor Álbum); Les vieux fourneaux-1-Ceux qui restent, de Lupano Cauuet (Prémio do Público); Building Stories, de Chris Ware (Prémio Especial do Júri); Last man, de Balak/Sanlaville/Vivès (Prémio de Melhor Série); Yékini, le roi des arènes, de Lisa Kungrin e Clément Xavier (Prémio Revelação); Les royaumes du Nord, de Oubrerie/Melchior-Durand (Prémio da Juventude); San Mao le petit vagabond, de Zhang Le Ping (Prémio do Património); Petites coupures à Shioguni, de Florent Chavouet (Prémio Fauve Polar SNCF); e Dérive urbaine 6, de vários autores (Prémio da BD Alternativa).

Entre as principais notícias divulgadas neste Angoulême 2015, está a da publicação de um novo álbum das aventuras de Astérix no próximo mês de Outubro, de novo da autoria de Didier Conrad e Jean-Yves Ferri, escolhidos por Uderzo para escrever e desenhar Astérix Entre os Pictos. Sabe-se apenas que esta nova aventura se passará na Gália e não no estrangeiro. Este será o 36º álbum de Astérix e o segundo sem a participação de Uderzo, que no entanto poderá voltar a desenhar a capa, como sucedeu com Astérix Entre os Pictos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: