Últimas notícias

O livro inacabado da felicidade

Texto: JOÃO MORGADO FERNANDES

Alain de Botton desenvolve online um projeto que prolonga as suas obras de divulgação da filosofia e da cultura. Com o objetivo de melhorar as nossas vidas.

Há quem defenda que pensar muito, ou demais, é prejudicial à felicidade. Alain de Botton pensa exatamente o contrário. E é feliz, ou pelo menos aparenta.

Ateu, Botton escreve livros em que os ensinamentos da filosofia substituem o consolo que muitas pessoas encontram na religião. Na verdade, isso foi apenas o começo, porque os últimos livros deste suíço radicado em Londres tentam demonstrar como as viagens, a arquitetura, e mesmo as notícias (sim, as notícias), podem tornar a nossa vida mais feliz, ou pelo menos mais interessante.

Os seus livros são difíceis de classificar, e tanto se encontram nas estantes de auto-ajuda, como nas de manuais práticos (tipo “a felicidade para idiotas”), ou nas de ensaios, ou mesmo de filosofia.

Nos últimos anos, a par do livros, criou uma escola (The School of Life), na qual ensina os mesmos princípios.
E foi dessa escola que nasceu… um livro: The Book of Life (O Livro da Vida). Este livro apenas tem existência online e nunca está verdadeiramente escrito, já que os capítulos são sendo acrescentados e modificados.

No fundo, o livro segue a mesma orientação de tudo o que Button faz: fornece informação (cultura, se quisermos) para que, através do conhecimento e da reflexão, possamos melhorar as nossas vidas. Sim, isto soa à “banha da cobra” de certas obras de auto-ajuda, mas Botton não nos promete nenhuma salvação, nem nenhuma magia. Apenas nos propõe que tornemos a nossa vida mais rica, que o resto virá depois.
Os capítulos versam sobre o quotidiano, a profissão, os relacionamentos e toda a cultura geral. Além dos textos, há alguns vídeos bem interessantes, como por exemplo sobre os filósofos da Grécia antiga.

A ideia não é que seja lido como um livro, em sequência, mas que abramos capítulos ao acaso. Aliás, eles também estão a ser escritos dessa maneira… Uma forma de estarmos atualizados acerca do que ali vai acontecendo é subscrevermos a newsletter, ou seguirmos o autor no Twitter.

Site
Twitter

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: