A cor da pele
Texto: JOÃO LOPES
Como figurar aquilo que une ou separa dois seres humanos? Ou, tal como a questão se coloca no filme Coração de Leão, como colocar frente a frente um corpo branco e um corpo negro?
Não é uma interrogação abstracta, entenda-se. O filme segue as atribulações de Teppo (Peter Franzén), membro de um grupo neo-nazi que começa uma relação com Sari (Laura Birn). Tudo acontece num universo de relações instáveis e cenários degradados. E tudo parece estar condicionado por essa “questão” que, desde muito cedo, Sari coloca a Teppo: ela tem um filho, um rapaz à beira da adolescência, que é negro…
O filme, há que reconhecê-lo, tem dificuldade em lidar com a situação que escolheu colocar em cena. E não porque evite as suas muitas componentes perturbantes: a relutância de Teppo em aceitar o filho de Sari; o conflito que se gera com outros neo-nazis; o misto de perplexidade e revolta do próprio rapaz, etc. Antes porque não parece haver uma visão consistente, capaz de evitar as facilidades do “simbolismo” de certas cenas, privilegiando antes a densidade das relações humanas.
Dito isto, importa reconhecer também que o filme realizado por Dome Karukoski investe no trabalho dos actores como via essencial para dar conta da teia dessas mesmas relações. Em particular Teppo é uma personagem que surge figurada com especial acutilância, oscilando entre a agressividade racista do grupo a que pertence e a procura de um (im)possível equilíbrio com esse novo núcleo da sua existência que, estranhamente ou não, parece corresponder a… uma família!
E se outras razões não houvesse para destacar este filme — sem dúvida menor, mas francamente invulgar —, o simples facto de se tratar de uma produção originária da Finlândia bastaria. Afinal de contas, a vitalidade de um mercado faz-se também da sua capacidade de descentralização da própria oferta. E convenhamos que, este ano, não iremos ver muitos filmes que corram os riscos temáticos de Coração de Leão.
“Coração de Leão”
Realização: Dome Karukoski
Com: Peter Franzén e Laura Birn
Distribuição: Legendmain
Deixe uma Resposta