Últimas notícias

1971. Ainda longe da autoestrada…

Texto: NUNO GALOPIM

O segundo álbum dos Kraftwerk, editado em 1972, é dominado pelo trabalho das guitarras, baixo, violino e flauta, mas revela sinais de interesse de abordagem às eletrónicas de Stockhausen e outros contemporâneos.

Integralmente criado e gravado por Ralf Hutter e Florian Schneider, contando apenas com a colaboração do engenheiro de som Conny Pank, o segundo álbum dos Kraftwerk evolui diretamente a partir de algumas sugestões apresentadas no disco de estreia embora represente, em toda a sua obra, aquele momento em que as electrónicas são menos presentes.

Lançado pela Phillips em 1972, quase dois anos depois de Kraftwerk 1, Kraftwerk 2 sublinha mesmo essa noção de continuidade através do recurso a um design em tudo semelhante ao do álbum anterior, alterando apenas a cor do cone de laranja para verde escuro.

A instrumentação é essencialmente conduzida pelas guitarras, baixo, flauta e violino, muito do trabalho electrónico refletindo uma relação com heranças recentes de compositores como Stockhausen e alguns outros seus contemporâneos. Há uma sugestão de padrão rítmico assim desenhado em Klingklang, a faixa longa que ocupa quase toda a face A do disco. Este acaba por ser o momento do alinhamento mais próximo de abrir portas rumo aos caminhos futuros da música do grupo, assim como inscreveu na sua histórica a designação pela qual deram nome ao seu estúdio: Kling Klang.

O alinhamento de Kraftwerk 2 mostra uma sucessão de temas instrumentais criados segundo uma lógica experimental já distante dos espaços do jazz que animaram muitos dos primeiros focos de busca de identidade da juventude alemã em finais dos anos 60, mas revela-se ainda longe das rotas e destinos que dois anos depois os conduziriam a Autobahn. Há muito descatalogado, o álbum não viu os seus temas regressar aos alinhamentos dos concertos dos Kraftwerk depois da digressão que se sucedeu ao lançamento desse álbum histórico de 1974.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: