Últimas notícias

Guru Josh (1964-2015)

Texto: NUNO GALOPIM

Um dos mais célebres “one hit wonders” da geração que fez a transição dos oitentas para os noventas sob o clima festivo das raves que então levavam a explosão da club culture a outros patamares, Guru Josh morreu esta segunda-feira, com 51 anos, em Ibiza, de causas ainda não reveladas.

Natural da ilha de Jersey, onde nasceu em 1964, Paul Walden (era esse o seu nome real) era filho de um dentista e chegou a estudar medicina dentária, no sentido de ali encontrar também uma carreira. Começou a tocar música no início dos anos 90, muitas vezes como entertainer numa discoteca da ilha onde ainda vivia. A sua vida mudou quando, já mais envolvido entre a emergente geração de artistas que cruzavam o saber da pista de dança com o domínio dos teclados (entre os quais estava o seu contemporâneo Adamski), criou o tema Infinity, com título de uma noite organizada num clube por um amigo seu. O disco seguiu para vários DJ que o ignoraram. Mas quando Mike Pickering o apadrinhou e começou a tocar na Haçienda (que era então o centro da club scene em Manchester, numa altura em que os olhos dos media musicais estavam para ali virados), Infinity não só se afirmou um club hit como chegou mesmo a dar Paul, que entretanto se passara a apresentar como Guru Josh, um êxito no mercado discográfico.

O impacte do single Infinity não se repetiu nem no álbum com o mesmo nome (mas que ainda fez carreira apreciável) nem no single Whose Law Is It Anyway que lançou logo depois. Apesar de ter editado outros máxis e trabalhado em várias frentes, só o fomos reencontrando nas sucessivas remisturas e novas versões de Infinity.

O impacte (enorme) que Infinity teve em 1990 – e que no vídeo acima apresentado se mostra na versão original – faz deste tema um dos hinos maiores dessa etapa na história da club culture. E integrou Guru Josh, mesmo sem obra marcante além desse momento, entre o grupo de novos talentos que então surgiam referidos como “keyboard wizzards”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: