Últimas notícias

Rádio Macau (1986)

Texto: NUNO GALOPIM

Uma das novidades de 2016 na Máquina de Escrever são estas memórias de temas da música popular portuguesa que muitas vezes ficam fora das evocações de nostalgias que reduzem carreiras a uma ou duas canções.


Com origens em bandas e vivências na região de Sintra desde finais dos anos 70, os Rádio Macau ganham forma em inícios dos anos 80. Dão o seu primeiro concerto num teatro em Algés em 1982 e no ano seguinte atuam pela primeira vez no Rock Rendez Vous num concerto que, rezam as crónicas, não terá tido mais de 20 pessoas na assistência. Há noites assim…

Depois da muito elogiada estreia em álbum com Rádio Macau e de lançado em 1985 um novo single, A Vida Num Só Dia, que inicia um relacionamento com Carlos Maria Trindade (então elemento dos Heróis do Mar) como produtor, apresentam em 1986 o álbum Spleen que aprofunda e alarga as linguagens pop/rock de travo alternativo e grande sentido de contemporaneidade da música do grupo.

A canção Há Dias Assim, que serviu de aperitivo ao disco nas rádios e ali se impôs, ficou como a memória mais vezes lembrada. Como estes exercícios de “marcha-atrás” na Máquina de Escrever vão dar prioridade a canções que habitualmente escapam aos rituais de nostalgia mais habituais, recordamos antes a Lua Assassina, outra das grandes canções do disco.

Alexandre Cortez, baixista do grupo, recorda à Máquina de Escrever que “a Lua Assassina foi um tema que, se bem me lembro, resultou de um improviso durante um ensaio, todos achámos que o tema remetia para um ambiente algo cinematográfico, o que depois se veio também a refletir na letra da canção”…

Rádio Macau
“Lua Assassina”
Letra: Vitinha
Música: Rádio Macau
Tema extraído do álbum “Spleen” (EMI-VC, 1986)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: