Últimas notícias

Uma canção dos LCD Soundsystem escolhida por Isilda Sanches

A continuar uma lista de canções escolhidas dos LCD Soundsystem, a Isilda Sanches recorda hoje “You Wanted a Hit”.

Em tempo de reunião dos LCD Soundsystem, vamos lembrar dez temas da sua obra, cada qual escolhido por uma pessoa diferente:

“You Wanted a Hit!”,
por ISILDA SANCHES
À primeira audição, You Wanted A Hit não é a minha canção preferida do LCD Soundsystem, mas é uma das mais honestas, o que a torna especial. E acho sintomático que esteja em This Is Happening, ultimo álbum da banda (era pré-come back).
Talvez a história até seja mais simples do que isso e James Murphy estivesse só a divagar sobre a sua (in)capacidade de fazer hits, mas desconfio que nesta canção estão algumas das suas motivações para pôr termo às atividades da banda. Se a aventura de James Murphy enquanto rock star, mito urbano pré hipster e líder do LCD Soundsystem começou com as entranhas de fora em Losing My Edge, You Wanted a Hit fecha o ciclo, 8 anos depois, no mesmo tom confessional desencantado. Murphy é honesto quando diz “yeah you wanted it smart/ But honestly i’m not smart/ Honestly we’re never smart/We fake it, we fake it all the time”. Sabemos que o LCD foi buscar muito aos Talking Heads, aos The Fall, a todas as bandas boas da cena punk funk de Nova Iorque (que de resto influenciou toda a cena de Nova Iorque de inícios de 2000), por isso podemos intuir do que fala quando fala em “fake”, está de resto em perfeita sintonia com o “but i was there!” de Losing My Edge (por ter estado lá, pode fingir melhor, obviamente). Talvez seja uma ideia romântica, mas acredito que James Murphy se sentisse ultrapassado pelos acontecimentos/ fama do LCD Soundystem e isso provocasse desconforto e tivesse levado a declarar o fim da banda. Talvez seja disso que fala quando diz “we won’t be your babies anymore”.
Claro que entretanto as coisas mudaram, o LCD Soundsystem voltou e James Murphy até escreveu uma comovente declaração sobre o revogar do irrevogável. Certamente já tem uma canção incrivelmente honesta sobre o regresso aos palcos e aos discos. E aposto que vai ser um hit!

“Throw”
por RUI MAIA (Mirror People e X-Wife)
Escolho Throw que apesar de ser uma cover é uma das músicas de que mais gosto do catálogo dos LCD Soundsystem. A Throw é original de Paperclip People ou seja Carl Craig – é um clássico techno de Detroit. A versão dos LCD surge mais “solta” combinando o ritmo pulsante e minimal da versão original com o lado humano e imperfeito que caracteriza tão bem o som dos LCD Soundsystem. É provavelmente o tema da banda que mais passo nos meus DJ Sets.

“Yeah”
por LUÍS CLARA GOMES (Moullinex)

A primeira vez que ouvi a Yeah ao vivo foi num showcase da DFA no Sudoeste 2005, com concertos de LCD Soundsystem, Black Dice, Hot Chip, Juan Maclean e Delia&Gavin. Foi uma live jam de electrónica dançável, onde foi possível visitar a Throw, de Paperclip People aka Carl Craig. Um verdadeiro momento de epifania aos 21 anos, maravilhado com tudo, desde a maquinaria à comunicação entre pessoas em palco, reforçada que ficou a possibilidade de cruzar, no mesmo momento, guitarras, synths, punk e house. Devo também a este momento tudo o que faço hoje.

1 Comment on Uma canção dos LCD Soundsystem escolhida por Isilda Sanches

  1. Pra mim essa música não é imediatamente seguida por uma faixa homonima a toa. As duas faixas são como introdução-desenvolvimento-conclusão. Uma pena que a coragem artística de fazer uma peça tão longa acabe vencida pela preguiça mental dos fãs, e as versões ao vivo da música sejam tão reduzidas. De todo o material composto por James Murphy, Yeah certamente é a música que mais influenciará as futuras gerações. Com certeza a peça que vai resistir ao teste do tempo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: