Últimas notícias

Quando o rock se torna adulto

Texto: DANIEL BARRADAS

Ao terceiro album, a banda norueguesa Kitchie Kitchie Ki Me O faz finalmente o seu primeiro trabalho à altura das suas credenciais de músicos veteranos do rock.

FOTO: JON-ARE BERG-JACOBSEN

Uma das tarefas ingratas de escrever sobre música é tentar colar rótulos a trabalhos sem os tornar redutores. O terceiro álbum dos Kitchie Kitchie Ki Me O é sem dúvida um álbum de música rock, mas cabe numa versão muito mais madura e adulta do estilo do que aquela a que normalmente associamos a palavra.

A banda é composta por antigos elementos dos Madrugada, Ricochets e My Midnight Creeps, ou seja, veteranos do rock que sabem bem o que fazem. Os seus dois primeiros álbuns tinham sido competentes e consistentes, mas é finalmente com este Are you land or water que a banda encontra o seu caminho e entra numa esplendorosa idade adulta.

O álbum é composto por apenas seis faixas que perfazem quase 50 minutos de música e dessas, só três integram partes vocais. Numa primeira audição, o mais evidente é a qualidade da produção e o virtuosismo dos músicos. O modo como as linhas melódicas da guitarra e do baixo dialogam com as frases rítmicas da percursão não é coisa de meninos. Por outro lado há uma contenção admirável nesse mesmo virtuosismo. A duas primeiras faixas são perfeito exemplo disso: há uma muito simples linha melódica que vai sendo explorada pela guitarra com todo o tempo do mundo, hipnoticamente e com sensualidade, integrando logo as drogas e o sexo dentro do próprio rock’n’roll. Saleph, que começa perto dos blues, vai desenhando paisagens que vão do deserto americano ao Sahara (via Mali talvez, com uma piscadela de olho ao trabalho de Bombino).

As três faixas instrumentais são as mais fascinantes devido ao notável trabalho de progressão, mas há que destacar o momento final em “Europa”, que começa num ambiente industrial mas aos seis minutos se transforma num pequeno e comovente salmo acompanhado ao orgão.

Este é então um álbum saborosamente maduro. Há aqui lições bem aprendidas de todos os grandes, dos Led Zeppelin aos Pink Floyd, uma boa digestão de influencias e uma verdadeira compreensão de que o Rock é um estilo historicamente largo, que rolou por vários continentes, América, Europa e África. Como todas as coisas boas, precisa do nosso tempo para se revelar. Se fosse alcool, era whiskey, que é coisa de adultos. Para beber sem pressas e deixar abrir o sabor no céu da boca.

Kitchie Kitchie Ki Me O
“Are you land or water”
2016 – House of Mithology
★★★★

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: