Últimas notícias

“Planet Earth”, uma história com 35 anos

Texto: NUNO GALOPIM

Editado há 35 anos, o single “Planet Earth” inaugurava a obra em disco dos Duran Duran, que então escolhiam para produtor o engenheiro de som que tinha trabalhado na gravação de “Heroes” de David Bowie.

No início do mês de fevereiro de 1981 a EMI lançava Planet Earth, o primeiro single de uma banda que ainda meses antes não era mais que uma jovem promessa da cidade de Birmingham, militando num comprimento semelhante ao de nomes seus contemporâneos como os Visage, Spandau Ballet ou Ultravox. Chamavam-lhes neo-românticos.

O grupo estava, nos primeiros meses de 1981, a gravar o seu álbum entre sessões nos estúdios Red Bus, Utopia e Chipping Norton. Seis semanas de gravações, sob produção de Colin Thurston, engenheiro de som ligado às sessões de Heroes, de David Bowie e recentemente co-produtor dos Human League. Em Janeiro tinham gravado a sua primeira sessão para a BBC 1, registando em estúdio os temas Sound Of Thunder, Friends Of Mine, Anyone Out There e Careless Memories. A 2 de fevereiro, com uma capa desenhada por Malcolm Garrett, era editado em single Planet Earth, no lado B surgindo Late Bar, um dos temas que o grupo então incluía regularmente nos alinhamentos dos seus concertos ao vivos.


Single (edição internacional)


Máxi-single


Single (edição japonesa)

Além da versão standard em sete polegadas, o grupo editou desde logo uma versão longa – Planet Earth (night version) – destinada às pistas de dança, na qual a matriz rítmica (de genética disco) é valorizada. O máxi-single juntava depois, no lado B, os dois temas que constituíam o alinhamento do sete polegadas.

Outra das novidades (além do máxi-single), foi o facto de desde logo o grupo compreender as potencialidades de uma ferramenta promocional emergente: o teledisco. E rodaram um, realizado por Russel Mulcahy (que acabaria por assinar outros mais para a banda, através da sua ligação aos Duran Duran tendo ganho um lugar na história dos vídeos musicais).

O single atingiu o número 12 no Reino Unido, o que lhes garantiu uma primeira passagem pelo programa da BBC Top Of The Pops. Estas são imagens dessa actuação. Portugal foi um dos três países onde Planet Earth atingiu o número um.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: