Últimas notícias

Onze dias entre os túneis do metro

Texto: NUNO GALOPIM

O melhor filme que vi na edição de 2014 do IndieLisboa nasceu de factos reais, mas mostra como o cinema pode mergulhar nas personagens e fazer do contar de uma história uma experiência pessoal e surpreendente.

Stand Clear of The Closing Doors, de Sam Fleischner, parte da história verídica de um rapaz autista que passou 11 dias escondido (ou perdido) no metro de Nova Iorque. Interpretado por um jovem asperger, o protagonista Ricky perde um dia o Norte quando a irmã não o vai buscar (como sempre) à escola. Ao reparar num transeunte com uns ténis roxos semelhantes aos que costuma contemplar numa sapataria e ao reconhecer figuras que também habitam os seus desenhos, acaba por seguir um caminho inesperado e dá por si a passar dias entre carruagens e estações de metro, só bebendo água depois de uma garrafa lhe passar junto aos pés e comendo quando um sem-abrigo lhe oferece algo… Ao mesmo tempo a mãe, uma emigrante mexicana, enceta um calvário de buscas infrutíferas, a cada dia voltando a casa sem respostas nem o filho.

Se a história é por si potencialmente arrebatadora desde o início e se as interpretações se revelam em tudo capazes de dar corpo verosímil às personagens, a força maior do filme está no modo como a realização procura, nas sequências vividas no metro, dar-nos uma ideia do ponto de vista de um Ricky perdido. O olhar sobre os túneis, as luzes, a escuridão e os anónimos (que acentuam a solidão que vive no seu interior) transformam o relato de um desaparecimento numa experiência que assim quase conseguimos partilhar.

Seria bom que a vida deste filme entre nós não se tivesse esgotado nas presenças que teve na edição de 2014 IndieLisboa. Porque foi certamente um dos melhores filmes que passaram pelos nossos ecrãs nesse ano.

Para já fica, finalmente, a boa notícia de que vai haver uma edição do filme para o mercado de home video, por enquanto, nos Estados Unidos. Sai a 14 de Junho, pela Kino Lorber, apenas em DVD.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: